Apesar de feijão ser o prato do dia-a-dia do brasileiro, ainda tem muita gente que não sabe fazer, então eu vou ensinar para vocês. Antigamente, a gente tinha que deixar o feijão horas e horas de molho, por quê? O feijão é colhido fresco e aí ele passa por um processo de desidratação para poder aguentar um tempão lá naquele pacote no supermercado.
Então, quando a gente compra, o ideal é reidratar esse feijão por umas duas horinhas, já é suficiente. E eu vou contar para vocês, eu não deixo feijão de molho, tá? Então dá para fazer direto: numa panela de pressão, você vai colocar um tanto de feijão — vamos lá, duas xícaras, e sempre o triplo de água.
Aí eu coloco uma folhinha de louro nessa água com feijão para aromatizar. E sabe aquela parte do bacon que a gente chama courinho? A que fica embaixo. Corta ela e põe pra cozinhar junto com o feijão. Assim que pegar pressão, uns 30 minutinhos já são suficientes para cozinhar.
Deixa sair a pressão, abre a panela e você vai ter lá o feijão cozido com a água,nesse aroma gostosinho de louro e bacon. Aí numa outra panela, você vai fazer um refogado bem gostoso: eu faço com pedacinhos de bacon, mas pode botar paio ou linguiça calabresa, alho picado bem miudinho com um fio de azeite. Quando estiver bem refogadinho, joga aquele feijão com o caldo para cozinhar.
Tempera com sal e pimenta-do-reino e, se você gosta do feijão mais grossinho, com a concha, amesse os grãos na própria panela mesmo e veja a cremosidade. Depois disso, ele precisa cozinhar uns 15 minutos em fogo bem baixinho para pegar sabor e pronto!
E não se esqueça que você pode sempre me escrever pedindo dicas ou receitas pelo e-mail hojepode@bandnewsfm.com.br ou pelas redes sociais no @carolecrema.