Vamos falar um pouco sobre técnica de cozinha e a importância dos caldos? Os caldos são bases de aroma que ajudam na preparação dos pratos.
Vou passar pelos três caldos que a gente mais usa: legumes, frango e carne. Vamos fazer pratos mais deliciosos? Veja abaixo:
Caldo de legumes
Coloque numa panela um fio de óleo. No máximo, uma colher (sopa) de óleo, porque os caldos não têm muita gordura nem tempero. Misture cebola, alho-poró, salsão, cenoura, tomate, alho e abobrinha – uma xícara de cada um desses vegetais, todos picados. Acrescente na panela, refogue para murchar e adicione água fria para que eles liberem todos os aromas. Coloque ¼ de sólidos e o resto de água. Cozinhe por 30 minutos em fogo baixo, sem deixar ferver. Depois, coe.
Caldo de frango
Pegue a carcaça do frango, que é só a parte do osso. Depois, separe uma xícara (chá) de cebola, uma de salsão e outra de cenoura. Coloque na panela e refogue. A regra é a mesma: ¼ de sólidos e o resto de água fria. Cozinhe em água fria, em fogo baixo, sem deixar ferver, de preferência. Cozinhe o frango por três horas. Coe para obter o caldo de frango.
Compre ossobuco, separe a mesma quantidade de legumes – cebola, salsão e cenoura – e coloque os ingredientes na assadeira. Leve para assar. Quando os vegetais e o ossobuco estiverem bem dourados, leve para a panela. Siga a regra de ¼ de sólidos e o resto de água. Cozinhe por três a quatro horas em fogo baixo. Coe para ter o caldo de carne.
E você também pode mandar as suas perguntas ou pedir receitas pelo e-mail: hojepode@bandnewsfm.com.br; nas redes sociais, @carolecrema. Participe!