Dicas

Tiramisu é sobremesa italiana, mas pode ser abrasileirada; saiba como fazer

Chef ensina segredos e substituições desse clássico italiano que faz todo sentido no pós-almoço em família

Da Redação

Tiramisu é aquela sobremesa de Páscoa impossível de resistir
Tiramisu é aquela sobremesa de Páscoa impossível de resistir
Envato Elements

Que tal um bom tiramisu para adoçar o almoço de Páscoa? Italiana, a sobremesa "classuda" é feita com bolacha champagne, creme de mascarpone, cacau e café, mas pode (e deve!) ser abrasileirada, com aqueles ingredientes que a gente já tem em casa.

Já te mostramos por aqui a versão do Rodrigo Mocotó dessa sobremesa geladinha clássica, mas agora é a vez do Tiramisu da chef Jéssica Peixoto, convidada do The Chef com Edu Guedes. No programa culinário, ela preparou o doce da forma tradicional, mas ensinou substituições para quem preferir.

Ao invés do mascarpone, por exemplo, você pode usar cream cheese, um queijo mais azedinho e que pode ser facilmente encontrado no supermercado — e já ensinamos uma versão caseira também! O café também pode ser trocado pelo conhaque, por que não?

Agora que você já sabe as substituições, é hora de se atentar aos truques da sobremesa italiana, como na hora de embeber a bolacha no café gelado — não pode ser por muito tempo, a bolacha não pode ficar nem muito mole nem muito dura.

Outra dica é que o creme mascarpone não pode ser batido com muita força pois é um queijo aerado e corre o risco de desandar o prato se não for misturado gentilmente com as gemas. Por fim, certifique-se que o merengue está no ponto certo — existe uma técnica que garante essa etapa!