Dicas

Requeijão, cream cheese e ricota: entenda as diferenças

Mais proteína, pouca gordura, menos carboidrato... requeijão, cream cheese e ricota são bem diferentes um do outro, e nutróloga explica a seguir:

Isadora de Almeida

Requeijão, cream cheese e ricota: entenda as diferenças
Requeijão, cream cheese e ricota: entenda as diferenças
Envato Elements

Apesar de similares, requeijão, cream cheese e creme de ricota podem confundir a cabeça de quem procura uma alimentação mais saudável e balanceada no dia a dia. Ótimos acompanhamento de pães e torradas, são práticos para a rotina e podem ser incorporados em vários preparos. O Band Receitas conversou com Marcella Garcez, nutróloga mestre em Ciências da Saúde pela Escola de Medicina da PUCPR, para te ajudar a escolher a melhor opção.

De acordo com a doutora, consumir a ricota fresca será sempre uma boa alternativa. “É uma proteína com pouca gordura e pouco carboidrato e também é muito versátil, fica bem no salgado e no doce”, explica. Porém, o seu derivado, creme de ricota, também é interessante se a preocupação são as calorias. “Os dois são obtidos a partir do soro do leite, então, tem menos gordura. Já o creme de ricota é uma mistura do derivado de queijo com creme de leite, deixando-o um pouco mais gorduroso - e por isso, também mais saboroso”, explica.


Já o cream cheese e requeijão de copo são obtidos através da fermentação do leite integral, mantendo a mesma quantidade de gordura. O requeijão costuma ter menos produtos industrializados em sua receita e apresenta mais proteínas. Também possui um sabor mais suave se comparado ao seu “primo”, que é mais ácido. 

Para decidir qual é a melhor opção, tudo depende do intuito: caso a ideia seja consumir menos gordura e calorias, a ricota fresca, ou creme de ricota, são as melhores opções. Caso a procura seja por fonte de proteínas, vale escolher o requeijão. Por isso, é sempre indicado consultar um nutricionista ou nutrólogo para definir a melhor estratégia.