Dicas

Como aumentar a imunidade? Nutricionista indica 5 alimentos

Inclua na alimentação esses cinco ingredientes para turbinar o sistema imunológico

Da Redação

Abacate ajuda a melhorar o sistema imunológico
Abacate ajuda a melhorar o sistema imunológico
Unsplash

Dormir bem, beber água, evitar estresse e praticar exercícios físicos são algumas práticas que podem ajudar na imunidade. E claro que a alimentação também tem um papel importante nessa missão. Se entre tantos alimentos você tem dúvida do que consumir, a nutricionista funcional Gabriela Cilla conta no The Chef os cinco principais ingredientes para turbinar o sistema imunológico. Anote aí!

1- Aveia: seja em flocos, farinha ou farelo, ela é rica em beta-glucana, antioxidante importante para a saúde cardiovascular. “É como se fosse uma cola, ela reveste todo nosso intestino contra micro-organismos que são ruins. E intestino e imunidade têm tudo a ver”, explica a nutricionista. Por isso, a recomendação é sempre consumir frutas com um pouco de aveia. A escolha de cada tipo de aveia depende do organismo. As mais flocadas demandam mais trabalho na absorção, então para quem tem intestino um pouco mais preguiçoso é melhor optar pelo farelo.

2- Iogurte natural: alimento rico em probióticos, bactérias boas para o intestino, que ajudam a regular a resposta do sistema imunológico. De acordo com a nutricionista, a dica é nunca dispensar o soro, aquela água que fica no iogurte. Se preferir, o queijo minas também pode ser uma boa opção, já que todo queijo curado tem fermento lácteo na composição e desempenha esse mesmo papel.

3- Alho: ingrediente rico em zinco e selênio, antioxidantes envolvidos direta e indiretamente no funcionamento do sistema imunológico. Para quem não gosta muito do sabor, pode consumir o extrato de alho ou, então, amassar e deixar em repouso por cinco minutinhos ou misturar no azeite.

4- Abacate: fonte de gordura boa, magnésio e ômega-9, que combatem substâncias chamadas de citocinas pró-inflamatórias, prejudiciais à imunidade. “Abacate pode ser misturado com iogurte e sal e ser usado para molho de salada”, indica a nutricionista.

5- Cúrcuma: ingrediente composto por curcumina e glutationa, potentes para ação de imunidade e cicatrização. Essas substâncias funcionam como uma “vassourinha”, limpam os radicais livres do organismo. Esses radicais livres são responsáveis pelo nosso envelhecimento precoce.