Dicas

Por que não devemos lavar o frango antes de cozinhar?

Nutricionista explica que contaminação cruzada é a grande preocupação na hora de armazenar e higienizar carnes

Bruna Berti

Higienizar o frango antes de cozinhar é um erro
Higienizar o frango antes de cozinhar é um erro
Unsplash/Reprodução

Lavar os ingredientes antes de cozinhar é um hábito comum para muitas pessoas. A higienização de frutas, verduras e legumes é essencial para eliminação de sujeiras, agrotóxicos e pesticidas, assim como lavar leguminosas, como o feijão, para a retirada dos antinutrientes presentes. Entretanto, para o consumo de carnes, principalmente aves, a higienização antecipada ao cozimento não é recomendada. 

A nutricionista Samanta Brito explica que o principal motivo é a contaminação cruzada. As proteínas animais possuem maior presença de germes e bactérias, e o frango é a carne mais propensa à presença destes, porém, a lavagem facilita a transmissão destes microrganismos. “Todas as carnes, quando lavadas, podem espirrar bactérias pela cozinha, podendo contaminar o ambiente, utensílios e até mesmo outros alimentos”, complementa a especialista.

O recomendado é que o alimento seja cozido diretamente, pois a própria água em fervura dará conta de eliminar as bactérias presentes. Por isso, não é aconselhado o consumo de frango mal passado,  com grande probabilidade de contaminação. 

Na hora de armazenar, Samanta recomenda que o alimento seja sempre congelado ou refrigerado em saco plástico lacrado. No caso de congelamento, a indicação é que o produto passe para a geladeira e, após descongelado, seja levado direto à ao fogão ou forno, evitando a contaminação cruzada. 

Cinco benefícios do frango para a saúde:

O frango é conhecido por ser uma opção menos gordurosa que a carne vermelha. Indicada para pessoas que estão em dieta, o alimento é rico em proteína e nutrientes  como vitaminas, minerais e aminoácidos. Por conta disso, o frango traz inúmeros benefícios para a saúde, veja alguns deles:

1- Proteção contra o câncer: rico em vitamina B3, o frango é um ótimo aliado na prevenção de câncer. O selênio, também presente na carne, auxilia na prevenção de diversas doenças.

2- Bom para saúde do cérebro: a vitamina B3 é essencial para a saúde e manutenção do cérebro, sendo um combatente contra Alzheimer.

3- Bom para perda de peso: o frango é pobre em gorduras, e possui poucas calorias porém rico em proteína magra e minerais. 

4- Tireoide: rico em selênio, o frango ajuda a manter o funcionamento e saúde da tireoide.

5- Bom para o coração: a vitamina B6 presente no alimento é um dos principais agentes protetores do coração, evitando doenças cardiovasculares.