Dicas

5 alimentos que ajudam na prevenção do câncer

Aveia, espinafre e brócolis aparecem na lista de ingredientes

Da redação, com The Chef

Aveia ajuda a prevenir o câncer
Aveia ajuda a prevenir o câncer
Unsplash/Reprodução

Ter uma alimentação saudável é uma das maneiras para prevenir o câncer, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Alimentos de origem vegetal, frutas, legumes e cereais integrais entram nessa lista de uma dieta balanceada e rica em nutrientes.  

A nutricionista Paula Coutinho Cavalini compartilha, no The Chef, cinco sugestões de ingredientes que previvem a doença para incluir no cardápio. Confira!

Leguminosas  

As células estão em constante multiplicação e, durante esse processo, erros de formação acontecem. Alguns alimentos gordurosos e o cigarro, por exemplo, pioram esse quadro. Mas é possível impedir esses erros e evitar que essas células danificadas continuem crescendo com uma alimentação e um estilo de vida saudável. De acordo com a nutricionista, as leguminosas são fontes de fibra e contêm polifenóis, que são substâncias antioxidantes e auxiliam o organismo nesse processo.

Aveia

Todos os alimentos integrais, as frutas, o arroz e a aveia contêm fibras. O indicado é consumir de três a cinco porções por dia desses ingredientes. As fibras são essenciais para quem tem diabetes e também ajudam a prevenir o câncer. “Elas ajudam a não ter uma elevação da glicose sanguínea muito rápida. Se você tem essa elevação, o corpo libera insulina. E existem pesquisas que falam que quando o indivíduo tem muita insulina circulante, ele tem uma propensão maior de ter câncer”, explica a especialista.

Espinafre  

O espinafre é rico em várias substâncias associadas ao combate e prevenção do câncer, como os carotenoides, o ácido fólico e a vitamina E. “As pesquisas contam que a gente consegue evitar em 30% das células cancerígenas com uma alimentação saudável”, diz.

Brócolis, repolho e couve-flor

Esses alimentos são chamados também de crucíferas. “Uma dica importante é consumir esses alimentos crus ou feitos no vapor, porque existe uma substância nas crucíferas que ajudam a evitar as células cancerígenas e ela é diminuída se a gente cozinha em água, como muitas pessoas fazem.”

Molho de tomate

O licopeno, substância carotenoide, que dá cor ao tomate sai da célula do fruto quando é aquecido. E, além de quente, o corpo tem mais facilidade de absorvê-lo com gordura. “ Então pensando nisso, o melhor alimento aqui seria o molho de tomate que você utiliza, azeite e o tomate ele vai ser cozido. O azeite como uma gordura boa por causa da biodisponibilidade, o licopeno ele vai ser melhor absorvido na presença de uma gordura boa”, indica a nutricionista.