Dicas

Quais os melhores alimentos do mundo? Nutricionista indica o top 5

Azeite, coco, quinoa, ovo e leite materno estão na lista da nutricionista Katia Cili. Entenda o porquê abaixo:

Da redação, com The Chef 04/09/2021 • 11:38
Quais os melhores alimentos do mundo? Nutricionista indica o top 5
Quais os melhores alimentos do mundo? Nutricionista indica o top 5
Pexels

Já parou para pensar quais seriam os melhores alimentos do mundo? Convidada do The Chef, a nutricionista Katia Cili, respondeu à pergunta e explicou os motivos que fazem do azeite, do coco, da quinoa, do ovo e do leite materno superalimetos! Confira abaixo:

Azeite
 


O azeite é composto de ácidos bons, incluindo ômega 3, ômega 6 e ácido linolênico. Ele faz a proteção cardiovascular, ajudando a regular o LDL (colesterol ruim) e aumentando o colesterol bom, o HDL. 

Quer mais uma boa notícia? O azeite é, sim, tolerante às altas temperaturas, então, está liberado – e é recomendável – cozinhar com ele. “Frio é melhor, claro, mas quente ele também não perde 100% dos benefícios.”

Coco 

A “carne” do coco é rica em gordura boa, além de ter ácido linolênico e ômega 3. O consumo pelas crianças contribui na evolução da tensão cognitiva, já aos adultos auxilia na saciedade – uma contribuição e tanto nas dietas de controle de peso. A água de coco pode ser oferecida aos bebês a partir de 1 ano. 

Quinoa
 


A quinoa é um dos grãos mais completos que existem e está cheia de aminoácidos, os responsáveis por constituir as proteínas do corpo humano. Para quem não consome proteína animal (alô, vegetarianos e veganos), a quinoa é essencial, podendo ser consumida em grãos ou flocos. “Eu gosto de deixá-la congelada, porçõezinhas em potinhos, e sempre tê-la nas mãos para engrossar sopa, fazer salada...”, indica a nutricionista. 

Ovo

 

Cheio de proteína, o ovo auxilia na produção de massa muscular e ainda retarda o envelhecimento, justamente por conter antioxidantes, tais como vitaminas, selênio e zinco. Ainda melhora o sistema imunológico e, consequentemente, a prevenção de doenças. 

Leite materno

Para a nutricionista, é simplório chamar o leite materno de alimento, uma vez que contém anticorpos, proteínas e mais. “É uma substância viva”, explica. “É importante a mãe se alimentar bem para produzi-lo, claro, mas mesmo aquela que não come direito, é capaz de produzir um leite incrível. Ou seja, o leite materno será sempre bom, nunca fraco”, completa a nutri. Atenção apenas ao consumo de cigarro e álcool durante a amamentação. “Sim, essas substancias passam para o leite, então não é indicado”. 

Assista à participação da profissional no The Chef: 

  • nutricionista
  • alimentos
Olá! Sou a Carol. Em que posso ajudar?