Dicas

Diferença entre ovo recheado e trufado: chef explica e ensina a fazer os doces

O chef confeiteiro Estefano Zaquini, ex-participante do MasterChef Brasil, dá dicas para quem quer preparar ovos de Páscoa em casa

Da Redação

Expert dá dicas para fazer ovo de Páscoa em casa
Expert dá dicas para fazer ovo de Páscoa em casa
Reprodução/Instagram
Topo

Os fãs de doces podem contar com uma grande variedade de ovos de chocolate na Páscoa deste ano. O ovo tradicional ainda faz muito sucesso, mas as versões “turbinadas”, como o ovo de colher, estão em alta. O recheado e o trufado também são muito pedidos. Entretanto, poucos sabem a diferença entre as duas delícias – afinal, elas são visualmente iguais.

O chef confeiteiro Estefano Zaquini, ex-participante do MasterChef Brasil e dono da Sr. e Sra. Zaquini Pâtisserie, explica ao Band Receitas que a base do recheio é o que diferencia o ovo recheado do trufado. “Trufa consiste em chocolate – de qualquer tipo – com creme de leite, e essa mistura também pode ter alguma bebida, fruta ou mel. O que não leva esses dois ingredientes principais é um recheio comum”, afirma o expert.

Paixão nacional, o brigadeiro é uma opção certeira e deliciosa de recheio para um ovo de Páscoa. Assim como a trufa de maracujá, que leva chocolate branco, creme de leite e suco de maracujá. Hmmm.. O chef aposta na simplicidade para fazer recheios saborosos e dá dica para quem não tem tanta prática na cozinha. “Há no mercado uma variedade de recheios prontos que são gostosos e de boa qualidade”, afirma. 

Vai fazer ovo recheado ou trufado em casa? Confira mais dicas do confeiteiro:

1. Para fazer um ovo de Páscoa muito saboroso, fuja dos chocolates hidrogenados (com grande quantidade de gordura) e invista no chocolate nobre em barra ou em gotas. A escolha do produto adequado garante o bom resultado da casca do ovo.

2. Esses dois tipos de ovos pedem recheios mais cremosos e densos. Nunca recheie uma casca de chocolate com conteúdo quente ou líquido. Isso pode estragar totalmente o trabalho de temperagem. Deixe o recheio esfriar antes de preencher a concavidade do ovo.

3. Fez a casca e o recheio? Então, é hora de rechear o ovo de chocolate! Passe o recheio na parte interior da casca com o auxílio de uma colher. Logo em seguida, adicione uma camada de chocolate temperado sobre o recheio e leve-o à geladeira por alguns minutos ou até a camada cristalizar. Pronto! É só saborear o seu ovo de Páscoa.