O ovo de colher é a grande sensação da Páscoa deste ano. A novidade, que é uma verdadeira tentação para quem ama doces, consiste em uma casca de chocolate (metade do ovo de Páscoa) muito recheada para comer com… Colher. O conteúdo pode ser brigadeiro, mousse, bolo, frutas, guloseimas etc. Não há limite para a criatividade quando o assunto é essa delícia!
Ficou com água na boca e quer fazer ovo de colher em casa? O chef pâtissier Estefano Zaquini, ex-participante do MasterChef Brasil e proprietário da confeitaria Sr. e Sra. Zaquini, e a confeiteira Leticia Gomes, sócia-proprietária da confeitaria artesanal Du Laitt, entregam ao Band Receitas suas melhores dicas.
Para garantir o sucesso do seu ovo de colher, é preciso acertar na temperagem do chocolate – clique no link para aprender o processo de forma prática. Em seguida, basta preencher uma forma de silicone com o chocolate derretido e mantê-lo na geladeira por cinco minutos e só.
“Se a casca de chocolate fica na geladeira por mais tempo do que isso, o chocolate começa a ‘transpirar’. Ele vai perder o brilho, vai ficar mais sensível ao toque, não vai aguentar a temperatura ambiente… O ingrediente vai perder todas as suas características boas”, afirma Leticia. Depois do tempo recomendado na geladeira, desenforme com tranquilidade a metade do ovo.
Deu tudo certo com a sua casca? É hora de recheá-la e criar o ovo de colher. Confira as dicas dos especialistas abaixo:
Faça o recheio com antecedência
Antes de fazer a casca de chocolate, prepare o seu recheio – no dia anterior à montagem do ovo de colher, de preferência. Caso você só tenha um dia para todo o processo, organize-se para fazer o recheio quatro horas antes da casca. O motivo é simples: o conteúdo do ovo precisa estar frio para evitar que a base de chocolate amoleça. O brigadeiro, por exemplo, deve esfriar em temperatura ambiente para servir como recheio da iguaria.
Use a criatividade
São inúmeras as possibilidades de recheios para o ovo de colher: brigadeiro em todas as suas versões, mousse, creme, bolo, frutas, guloseimas… Aqui, a casca de chocolate cumpre a função de um recipiente e você pode recheá-la com o que quiser – além de comê-la, é claro. “Você pode usar e abusar do recheio, não existe regra”, afirma Estefano.
Ovo de colher dura muito
A validade do ovo de Páscoa é um assunto delicado pois cada tipo de recheio tem o seu prazo de validade, mas o brigadeiro, que faz muito sucesso no mercado, é resistente. O ovo de colher recheado com o doce pode durar até 15 dias, garante a confeiteira. “Deixe o ovo bem fechado em um pote e mantenha-o em lugar arejado, longe da umidade e da geladeira”, afirma Leticia. Com o tempo, o recheio perde o sabor e a textura, mas ainda pode ser consumido. Delícia!