Ele é potente, rico em nutrientes e faz parte das nossas vidas desde a infância. Estamos falando do leite, um alimento consumido por 90% da população brasileira e conhecido pela fama de ajudar na formação da estrutura óssea – aposto que você já ouviu da mãe ou da vó que “leite faz crescer"!
De fato, o leite é uma das únicas fontes de cálcio na natureza, além de ter bastante vitamina D e proteínas de qualidade, mas a verdade é que nem todo mundo desfruta apenas desses benefícios, já que a bebida pode causar desconforto em quem sofre de gastrite e refluxo.
Batemos um papo com a nutricionista Thaís Parra para entender as melhores alternativas para quem sofre de problemas gastrointestinais e quer continuar consumindo leite. Confira!
Afinal, leite faz mal para quem tem refluxo e gastrite?
Segundo Thaís, o refluxo gastroesofágico, assim como a gastrite, ocorre por uma combinação de fatores, mas o consumo de leite pode contribuir para os sintomas dessas doenças já que a “a fermentação da lactose no organismo aumenta o desconforto”.
Qual o melhor leite para quem tem refluxo e gastrite?
Se você sofre de refluxo ou gastrite e adora leite, calma que existem outras opções! “Dependendo da complexidade do caso a retirada total da alimentação pode ser o mais adequado, mas leites tipo A2A2, mais comercializados hoje em dia, podem trazer uma melhora na digestão”, afirma a nutricionista.
Qual indício de que alguém pode estar sofrendo consumindo leite?
Gases, cólicas, distensão abdominal, urticária, vômitos, diarreia ou constipação são alguns dos sintomas citados pela nutricionista, que alerta: “eles podem aparecer de forma imediata ou até mesmo tardia”.
Thaís conforta que a retirada por completo pode ser uma alternativa, mas não necessariamente uma determinação. “É necessário buscar ajuda profissional para obter um diagnóstico e também para o manejo mais adequado do quadro”, recomenda a nutricionista.
Outros alimentos que devem ser evitados
O leite não é o único alimento presente na lista do que deve ser evitado por quem sofre de refluxo ou gastrite. Refrigerantes, frutas ácidas, como abacaxi e limão, condimentos e bebidas alcoólicas são outros pontos de alerta para quem não quer o desconforto abdominal, então, não abuse, combinado?