Dicas

Por que é errado guardar o leite na porta da geladeira? Entenda

O ideal é armazenar o ingrediente nas prateleiras do meio, que sofrem menos oscilação de temperatura

Bruna Artero

Saiba como armazenar o leite corretamente
Saiba como armazenar o leite corretamente
Unsplash/Reprodução

O leite é o alimento mais consumidos do mundo, segundo levantamento da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura. São produzidos cerca de 580 milhões de toneladas por ano do ingrediente e seus derivados, mas, apesar da popularidade, nem todo mundo armazena o produto da maneira correta.

É comum que algumas pessoas abram a caixa de leite, consumam parte da bebida e guardem a embalagem na porta da geladeira, mas esse hábito pode fazer com que o produto passe da validade ainda mais rápido. Isso porque o leite já é um ingrediente que estraga com facilidade. 

Segundo a nutricionista Karina Borba, apesar da porta da geladeira ser um ambiente refrigerado, é o local que mais sofre oscilações de temperatura devido o “abre e fecha” constante, o que pode prejudicar a validade dos alimentos que ficam armazenados no local. 

Assim, ainda que o ingrediente seja rico em proteínas, fonte de cálcio, magnésio, potássio, zinco, fósforo e vitaminas A, B2 e B12, a oscilação de temperatura pode ocasionar a proliferação bacteriana e fazer com que o produto azede rapidamente. 

Por isso, deve ser mantido nas prateleiras do meio da geladeira, que sofrem menos oscilação de temperatura e mantêm a validade do produto por mais tempo. Essa regra também vale para outros alimentos perecíveis, como o queijo, iogurtes, manteiga, peixes e ovos. 

Consumo

Segundo a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), o leite possui importância econômica de renda e sobrevivência para grande parte da população mundial, além de ser uma fonte vital de nutrientes. Em média, 116 kg de leite são consumidos por ano por cada habitante, número que vem crescendo uma taxa de 1,2% ao ano, segundo a pesquisa divulgada em 2019.

Segundo a nutricionista Amanda Maffei, o leite é uma excelente fonte de cálcio, mas pode ser um alimento inflamatório, principalmente para quem sofre de rinite, sinusite e bronquite. “Pode aumentar o muco nas regiões da face, sendo ruim para quem sofre com doenças respiratórias, além de ser grande causador de acne.”