Dicas

Qual é o alimento mais saudável do mundo? Nutricionistas respondem

Pergunta divide opinião entre especialistas, mas ingredientes como ovo, abacate e leite materno são listados como extremamente benéficos

Bruna Berti

Abacate é considerado um alimento rico de nutrientes
Abacate é considerado um alimento rico de nutrientes
Envato Elements

Quando pensamos em comidas saudáveis, a primeira coisa que vem na cabeça são alimentos com baixa quantidade de calorias. Opções de frutas, legumes e verduras dividem as opiniões de nutricionistas, e a pergunta “Qual o alimento mais saudável do mundo?” não possui consenso entre especialistas, nem de perto. 

Segundo a nutricionista Michele Abreu, o alimento mais saudável e completo do mundo é o leite materno. Porém, para Larissa Monteiro, pós-graduanda em nutrição materno infantil, o leite só pode ser considerado o principal alimento para crianças de até 6 meses de vida. “Este é o único alimento possível para eles, pois é completo e dispensa qualquer suplemento, até mesmo de água”, explica. Entretanto, Larissa explica que a comida deixa de suprir as necessidades do organismo após o sexto mês, deixando de ser suficiente e, por isso, ela não o considera o mais saudável

Na opinião de Amanda Maffei, também nutricionista, o abacate pode ser o alimento mais saudável do mundo, pois é repleto em compostos bioativos. “Rico em vitamina, A, C, E, B6, ferro e magnésio, a fruta possui gorduras consideradas boas e que ajudam a nutrir a nossa microbiota intestinal. O abacate também é um grande aliado para melhorar o perfil de alto colesterol e açúcar no sangue”, explica a especialista.

Michele também acredita que o ovo possa ser incluído nesta lista, pois ele é uma reserva energética de vitaminas e minerais e que pode, inclusive, garantir o crescimento e desenvolvimento de um filhote. Os ovos são um dos alimentos mais consumidos no mundo, e estão presente diariamente no cardápio do brasileiro, sendo ótimos para prevenção de diabetes e doenças cardiovasculares, tal como diminuição de risco de osteoporose e envelhecimento precoce. 

Há vários alimentos extremamente benéficos para a saúde, mas as especialistas concordam que nenhum ingrediente, por si só, satisfaz todas as necessidades do organismo, sendo o equilíbrio de grupos alimentares a melhor opção para uma vida saudável. Michele explica que todas as opções citadas não são insubstituíveis, então, caso não goste do ovo, por exemplo, ou tenha intolerância, existem outros alimentos com cargas nutricionais equivalentes para poder substituí-lo.

Para Larissa, uma alimentação saudável vai muito além do que a lista de ingredientes e seus nutrientes, e de sua forma de preparo, tendo outros fatores para serem levados em consideração de acordo com cada pessoa. A nutricionista explica que a alimentação saudável precisa ser humanizada, respeitando situações econômicas da família, tal como heranças familiares e comfort food dentro de um equilíbrio. 

“Não faz sentido termos restrições que não nos fazem felizes. Se você tem uma receita que é herança da sua avó, por exemplo, e ela te traz felicidade e aconchego, este também pode ser considerado um alimento saudável dentro do contexto, pois os fatores emocionais também devem ser considerados dentro do equilíbrio alimentar para pessoas saudáveis”, explica Larissa.