Dicas

Quais alimentos ajudam a baixar o colesterol? Nutricionista indica

Fibras, antioxidantes e ativos da laranja, por exemplo, fazem com que a fruta seja um importante aliado no controle do colesterol; saiba mais:

Da redação com The Chef 24/01/2022 • 16:23 - Atualizado em 24/01/2022 • 17:01

O colesterol alto preocupa você? Saiba que uma alimentação adequada para controlar a má gordura no organismo é essencial. É por isso que a nutricionista Paula Cavalini faz um ranking dos 5 alimentos que combatem o problema. 

“Os alimentos que a gente trouxe aqui tem uma grande função antioxidante para não oxidar esse LDL [gordura ruim] para ele não parar [na parede das artérias]”, explicou a nutricionista no programa The Chef

Abacate


Apesar de ser bem gorduroso, o abacate é importante porque ele possui uma gordura boa, que é a monoinsaturada. De forma prática, ela ajuda a aumentar o colesterol bom, o HDL. “Por ele ter alta densidade, o abacate vai varrer as artérias”, explicou a nutricionista.

Canela

A canela também é antioxidante, além de ser bastante conhecida pela aceleração metabólica e por ser termogênico. Você pode, inclusive, fazer diversas combinações, como consumir o ingrediente com café, chás e chocolate. “Lembrando, a canela vai ajudar a combater as inflações das paredes das artérias”, disse Paula Cavalini.

Azeite


A questão do azeite também se relaciona aos antioxidantes, mas você precisa dar atenção ao armazenamento e também à acidez, que deve ser menor que 1%. “Com menor acidez, a gente acaba mantendo mais ativos que auxiliam o nosso organismo na queda do colesterol ruim, o LDL, e no aumento do colesterol bom, o HDL”, pontuou.

Laranja


As fibras, antioxidantes e ativos da laranja fazem com que a fruta seja importante para controlar o colesterol. “Na laranja, a gente tem os flavonoides que vão ajudar, também, na queda do colesterol ruim e no aumento do colesterol bom”, destacou a nutricionista.

Aveia
 


A aveia possui uma substância chamada betaglucana, que é uma fibra, que tem uma função de esponja, ou seja, ela absorve um pouco do colesterol e ácidos biliares que precisamos para a digestão. 

“Como o ácido biliar é produzido? Com o colesterol. Por causa disso que ele baixa o colesterol sanguíneo porque ele vai precisar mandar o fígado produzir mais ácido biliar, usando as moléculas de colesterol circulante. Com isso, vai baixar o colesterol”, concluiu Paula Cavalini. 

Olá! Sou a Carol. Em que posso ajudar?