Dicas

Quais alimentos são bons para a pele? Nutricionista indica os 5 melhores

Couve, salmão, aveia e mais... abaixo, confira quais alimentos contribuem para uma pele saudável e hidratada:

Da redação, com The Chef 14/08/2021 • 11:32
Quais alimentos são bons para a pele? Nutricionista indica os 5 melhores
Quais alimentos são bons para a pele? Nutricionista indica os 5 melhores
Envato Elements

Cremes são importantes para manter a saúde da pele? Ô, se são. Mas, segundo a nutricionista Fernanda Giacomo, convidada do Edu Guedes no programa The Chef, de nada adianta gastar com vitaminas, hidratantes ou ácido hialurônico se você não cuidar da renovação interna das células. “E são os nutrientes dos alimentos que têm essa função”, afirma. Abaixo, confira o top 5 melhores alimentos para manter a pele sempre saudável:

1. Couve
 


Segundo a nutricionista, uma das principais funções da couve é combater os radicais livres e favorecer a renovação celular, uma vez que possui antioxidantes. “A gente precisa ter oxidação no nosso corpo, o problema é quando se tem demais”, explica Fernanda. “O excesso de oxidação, de radicais livres (células instáveis, maluquinhas, que começam a desordenar as células boas), envelhece a pele”. Dica: além de refogada, use a couve em sucos ou na massa de panqueca. 

2. Laranja
 


A laranja é fonte de vitamina C, o que ajuda a formar colágeno. “Não adianta tomar colágeno em pó, por exemplo, se não tiver vitamina C para convertê-lo”, explica Fernanda, que recomenda – de preferência – o consumo da fruta, não do suco de laranja. “Você vai usar três ou quatro laranjas para fazer um copo, ou seja, é como se estivesse ingerindo quatro frutas de uma só vez. Há, neste caso, uma sobrecarga de carboidratos da laranja no organismo. Por mais que seja natural, não deixa de ser excesso”, diz. “Quando você come a fruta, também está ingerindo fibras, que ajudam a retardar a liberação de açúcar para o sangue.”, 

3. Frutas vermelhas

 


Amora, framboesa, morango, acerola, mirtillo... todas essas têm antioxidantes, que vão ajudar no combate aos radicais livres, além de possuírem substâncias que auxiliam a amenizar manchas e rugas, e ainda controlam a oleosidade. Sucesso!

4. Salmão 


O grande segredo do salmão é a presença de ômega 3, composto anti-inflamatório, além da gordura natural, que ajuda a hidratar a pele. “Tem quem pense que para hidratar a pele basta beber água. Ok, tem que beber, mas se não tenho uma barreira de gordura na pele para manter essa água dentro do corpo, ela evapora – vamos dizer assim”, explica Fernanda. “Então, essa gordurinha que tem no peixe, e em outros alimentos gordurosos, ajuda a manter a camada protetora de gordura da pele”. 

5. Aveia


A aveia é poderosa para a pele, segundo a nutricionista, pela presença de silício, mineral muito utilizado pela indústria farmacêutica na produção de suplementos para cabelo, unha e pele. “O silício, sozinho, ajuda a melhorar a elasticidade e a firmeza da pele, auxiliando, inclusive, no tratamento da celulite”, explica. “A celulite é uma inflamação, quando a fibra da pele estica bastante (o que acontece quando a pessoa ganha peso) e rompe, a gordurinha entra naquele cantinho e inflama. Se a pele está firme e elástica, ela não rompe com tanta facilidade.”

Assista a participação da nutricionista no programa:
 

Olá! Sou a Carol. Em que posso ajudar?