Dicas

Do churrasco à feijoada: 8 cidades para comer pratos clássicos no Brasil

Erick Jacquin e sua equipe criaram um roteiro digno de chef na primeira temporada do 'Minha Receita'

Da Redação, com Minha Receita

Do churrasco à feijoada e galinhada; veja lugares para comer no Brasil
Do churrasco à feijoada e galinhada; veja lugares para comer no Brasil
Luccas Mattos/Vibra Studio e Lucas Lacaz Ruiz/Folhapress

Está começando a planejar aquela viagem para depois da pandemia e da vacinação? Que tal pensar em algumas opções menos convencionais na questão de turismo, mas muito importantes quando se trata de gastronomia? O chef Erick Jacquin conheceu lugares espalhados pelo Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul que são de dar água na boca.  

E tem comida para todo tipo de freguês: porco atolado, galinhada, churrasco, feijoada, sanduíche e, é claro, sobremesa. Não faltou prato cheio no Minha Receita. Veja a seguir oito lugares para comer bem no Sul e Sudeste do Brasil, muito além de São Paulo: 

São Jorge do Oeste, no Paraná 
Na cidade é preparado o tradicional porco atolado, que acompanha costelinha e mandioca. Em uma tradição passada de geração para geração, eles abatem, raspam e assam o ingrediente principal da receita. De acordo com os moradores, eles aproveitam para consumo praticamente tudo, exceto os miúdos. 

Nova Bréscia, no Rio Grande do Sul 
A cidade forma os melhores assadores de carne no país. Com uma população de 3,5 mil habitantes e de colonização italiana, a região começou a tradição de formar churrasqueiros que trabalham Brasil afora na década de 1970. Em 2014, consolidou sua fama ao entrar para o Guinness Book, o livro dos recordes, após realizar o churrasco mais longo da história. 

Desemboque, em Minas Gerais 
Religiosa, a cidade de apenas 27 habitantes prepara a galinhada principalmente no Sábado de Aleluia, data comemorativa do catolicismo que acontece após a quarentena. A casa da moradora Vanuza Araújo de Paula, que é uma das responsáveis por preparar o prato na região, chega a receber mais 500 pessoas em dia de festa. 

Madureira, no Rio de Janeiro 
Mais de 2 milhões de pratos vendidos e 17 anos de história marcam a receita da Portela como a melhor feijoada do Rio de Janeiro. A tradição começou com Tia Vicentina, uma das matriarcas da escola de samba, mas foi resgatada por Surica no velório de um integrante da velha guarda. No início, 270 pessoas eram servidas, mas logo a fama de tia Surica ganhou maior proporção. Por lá, a cada dia de feijoada na Portela são vendidos três mil pratos

Porto Alegre, no Rio Grande do Sul 
Todo gaúcho sabe que coração de galinha é uma ótima opção para rechear o pão. Por lá, a combinação se tornou o x-coração, sanduíche que faz a alegria de quem visita Porto Alegre. Um dos lugares mais famosos para comer a iguaria é na Lancheria do Parque ou, a alguns quarteirões de distância, a Lancheria do Ildo. 

Copacabana, no Rio de Janeiro 
Receitas agridoces costumam dividir opiniões. Mas não é o caso do sanduíche de pernil e abacaxi, um clássico do Cervantes, no Rio de Janeiro, que faz sucesso até mesmo em quem não é muito chegado na mistura do doce com o salgado. Vendido a R$ 37, o sanduíche é sucesso entre moradores e turistas, que fazem questão de visitar o local só para prová-lo. 

Tiradentes, em Minas Gerais 
No distrito de Bichinho, fica a famosa doceria Vitoriano. Lá é preparado o clássico doce de leite mineiro, feito no tacho em forno à lenha. A receita de sucesso leva horas misturando o leite, muita paciência e cuidado para que a sobremesa atinja cor e texturas perfeitas. Compotas de frutas também recheiam as prateleiras da doceria e fazem sucesso na região. 

São Francisco de Paula, no Rio Grande do Sul 
Na cidade, a grande sensação é o churrasco de vala, aquele feito no chão e que derrete na boca. Para acompanhar, salada de batata, legumes assados, frango, cordeiro e até sobremesa, como sonho e frutas, completam o cardápio. Mas atenção, de acordo com o chef Marcos Livi, responsável por uma das churrasqueiras mais tradicionais da cidade, o menu pode ser reinventado e mudar a cada semana.