Como é feito o tradicional doce de leite mineiro

Como é feito o tradicional doce de leite mineiro; descubra:

Da Redação, com Minha Receita

Doce de leite de Minas Gerais
Doce de leite de Minas Gerais
Reprodução

É difícil resistir a um docinho mineiro, seja lá qual for o seu preferido. Compotas, goiabada, marmelada, doce de batata e tantas outras delícias típicas da região. Mas sabia que alguns clássicos da região foram criados como uma forma de não deixar os alimentos estragarem? Compotas e geleias foram os primeiros doces produzidos no Brasil: uma técnica portuguesa aplicada às frutas locais. E o doce de leite era antes de tudo uma forma de preservar o leite. Hoje, as duas iguarias fazem sucesso no País todo, assim como mostra o repórter Roninho, no Minha Receita.

Ele visitou o distrito de Bichinho, em Tiradentes, no interior de Minas Gerais, onde fica a famosa doceria Vitoriano. Jessé Duarte Ferreira, proprietário, conta que a receita é feita no forno à lenha e leva 1g de bicarbonato por litro de leite. Quando chega a 60 graus é colocado o açúcar. E depois disso haja paciência para mistura que fica no tacho mexendo até atingir cor e textura perfeitas. 

Esse jeito de preparar a sobremesa é artesanal e fiel às origens, desde quando a lucrativa produção de leite de Minas Gerais somada à tradição açucareira dos séculos 16, 17 e 18 deu origem à produção de doce de leite. Assista ao vídeo e saiba mais.