Conheça Desemboque, cidade com 27 habitantes que é famosa por galinhada

Conheça Desemboque, cidade com 27 habitantes que tem uma das galinhadas mais famosas do Brasil

Da Redação, com Minha Receita

Desemboque (MG) é conhecida por sua galinhada
Desemboque (MG) é conhecida por sua galinhada
Minha Receita/Band

Há quem diga que a comida mineira é a melhor do Brasil. Desemboque, uma cidadezinha com 27 habitantes na Serra da Canastra, pode ser a prova disso. Ali vive uma família para qual a galinhada é tradição e se tornou uma das mais famosas do País. A casa da moradora Vanuza Araújo de Paula, que é uma das responsáveis por preparar o prato na região, chega a receber mais 500 pessoas em dia de festa, assim como ela conta no programa Minha Receita.

A história do povoado e da receita se confundem. Isso porque Desemboque foi criada no século 19, com a chegada dos bandeirantes portugueses que vinham para o País, principalmente em Minas Gerais, São Paulo e Goiás, para extração de ouro. Chamada no início de Julgado de Nossa Senhora do Desterro Do Desemboque, a cidade  foi fundada no meio dessa corrida do ouro, atraindo exploradores e novos comerciantes. 

Na época, por ser um prato nutritivo e fácil de fazer, a galinhada virou comida dos tropeiros.

E como toda receita gostosa, nunca deixou de ser feita é parte da história da cidade, assim como a matriz de Nossa Senhora do Desterro e a capela de Nossa Senhora do Rosário, que em 1984 foram tombadas como patrimônio histórico e artístico de Minas Gerais.

Religiosa, a cidade prepara a galinhada principalmente no Sábado de Aleluia, data comemorativa do catolicismo que acontece após a quarentena. Segundo os moradores, o costume é, depois do jejum de 40 dias, invadir o galinheiro do vizinho e pegar o ingrediente para preparar o prato, que é servido com tutu mineiro e couve. “Temos uma tradição que é roubar uma galinha do vizinho e depois convidá-lo para comer também. É uma comida de festa e reunião”, conta Vanuza. Servidos?