X-coração é carro-chefe nas lanchonetes do Rio Grande do Sul

Da Redação

X-coração é carro-chefe nas lanchonetes do Rio Grande do Sul
X-coração é carro-chefe nas lanchonetes do Rio Grande do Sul
Luccas Mattos/Band

Todo gaúcho sabe que no Rio Grande do Sul coração de galinha é ótima opção para rechear o pão. O hambúrguer chegou no Brasil em 1952, mas na região os miúdos de frango e carne sempre foram populares. Não à toa o x-coração já virou um clássico em Porto Alegre, e foi provado pelo repórter Carlinhos Carneiro no 4º episódio do Minha Receita.

Um dos lugares mais famosos para comer a iguaria é na Lancheria do Parque, que fundada em 1982 com o intuito de servir almoços, mas uma semana depois já começou a adaptar seu menu para atender um público mais boêmio.
A alguns quarteirões dali, outro point é a Lanchera do Ildo, um local criado pelo proprietário Ildo Berté, que por 25 anos foi garçom na Lancheria. Sua aposentadoria causou tanta comoção que encheu a praça em frente de clientes e amigos. E você acha que ele conseguiu ficar parado? Que nada. Logo depois abriu o próprio negócio. “Ele é o garçom mais querido de Porto Alegre”, conta Carlinhos.

No local, ele vende clássicos como x-salada, x-pernil com abacaxi e o carro-chefe x-coração, que vem recheado de milho e acompanha um pão tostado. Até Erick Jacquin, que não é fã de coração de galinha, aprovou o sanduíche. “Não gosto de coração, mas é muito criativo. E o pão é muito bom”. Quer saber mais? Assista ao vídeo.