Pensa numa sobremesa sofisticada e saborosa: é o Crepe Suzette, uma verdadeira obra-prima da culinária francesa. Confira a receita do Gustavo Rigueiral, apresentador do Sabor & Arte, que transparece a perfeita harmonia entre sabores e texturas com um toque abrasileirado!
Uma sobremesa que exalta a exuberância da laranja
A receita original da Crêpe Suzette é preparada com Grand Marnier, um fino licor de laranjas usado para flambar a mistura. Para essa receita, o Gus opta por uma deliciosa cachaça envelhecida! “Dá aquele tcham no sabor e deixa a cara do Brasil!", explica o chef.
O apresentador conta que a primeira vez que serviu a sobremesa depois de preparar um pato porque “qualquer receita com aves vai bem com ela". Agora, se você quer fazer uma Crêpe Suzette sem elaborar muito no prato principal, Gus recomenda servir em seguida de um fricassé de frango ou frango assado com bastante molho.
É uma receita sem grandes truques. De acordo com o chef, seguindo cada passo e usando ingredientes que muitas vezes já temos em casa, dá pra fazer uma sobremesa “de chorar de tão gostosa".
Ah! E se você tiver sorvete de baunilha no congelador de casa, pode colocar para derreter com a calda que fica maravilhoso. Então, vamos para a receita?
Crêpe Suzette abrasileirada do Gustavo Rigueiral
Tempo de preparo: 1 hora
Rendimento: 2 porções
Ingredientes
Massa
- 150 gr de açúcar branco
- 150 gr de farinha de trigo
- 100 gr de manteiga sem sal
- 1 pitada de sal
- 4 ovos
- 30 ml de licor de laranja
- 600 ml de leite integral
- raspas de ½ laranja bahia
- raspas de ½ limão
Calda de Laranja
- 1 laranja descascada, sem a pele branca, cortada em gomos (supreme de laranja)
- 4 colheres de sopa de açúcar branco
- 50 gr de manteiga sem sal
- 500 ml de suco de laranja bahia
- 50 ml de suco de limão Taiti
- 60 ml de cachaça envelhecida
Modo de Preparo
Massa: Em um recipiente fundo junte o açúcar, a farinha peneirada, o sal, as raspas do limão e da laranja. Adicione os ovos e o leite e bata com o batedor de arame até ficar uma massa homogênea. Peneire a massa para deixá-la bem lisa e leve-a para geladeira por 1 hora. Enquanto isso, faça a beurre noisette.
Derreta a manteiga lentamente até que ela comece a escurecer e ficar com aroma amendoado. Deixe esfriar e junte à massa já descansada. Junte o licor de laranja a massa e misture bem.
Esquente uma frigideira antiaderente em fogo médio, untada com um pouco de manteiga, e com a ajuda de uma concha coloque aos poucos a massa na frigideira quente, girando a frigideira para que toda sua superfície fique coberta pela massa. As crepes devem ser finas.
Cozinhe cada lado da crepe em fogo médio, de 2 a 3 minutos, ou até que fiquem ligeiramente douradas. Reserve.
Calda de laranja: Comece pelos gomos de laranja. Descasque a laranja tirando a casca e toda a parte branca que a envolve. Corte os gomos da laranja (supreme) seguindo a própria linha da laranja. Reserve.
Em uma frigideira grande, em fogo médio, derreta o açúcar e quando ele começar a formar um caramelo cor de guaraná, junte a manteiga, incorporando-a por completo. Acrescente então o suco de limão e de laranja, mexendo muito bem.
Quando você colocar os sucos, o caramelo pode endurecer. Caso isso aconteça, aumente o fogo e derreta por completo o caramelo, antes de continuar a receita. Com o caramelo completamente dissolvido, junte os crepes dobrados em quatro partes dentro do suco de laranja
Na sequência, coloque a cachaça em um dos cantinhos da sua frigideira e flambe os crepes, deixando o álcool queimar por completo, até apagar. Junte então os gomos de laranja e em fogo médio/alto, ferva o suco com as crepes até que fique com a consistência de uma cauda, de cor âmbar alaranjada.
Sirva na sequência, essa é uma sobremesa que não espera!
Na Hora de Servir: Coloque dois crepes dobrados no prato e regue com bastante calda de laranja, coroando com gomos de laranja. Pra coisa toda decolar, mande por cima um sorvete de baunilha, pra ir derretendo de leve, dentro da calda.