Como tirar o gosto de ovo do pudim? Aprenda truque simples

Cozinha do Bork mostra dica que funciona para diversos pratos

Da Redação

Você se incomoda quando faz uma receita e ela fica com aquele gosto de ovo? Como naquele pudim saboroso, por exemplo, que sempre tem um sabor residual do ingrediente que proporciona toda a cremosidade da sobremesa.

E se você descobrisse um truque para que seus pratos nunca mais sofressem desse problema? Pois o Cozinha do Bork deu essa dica preciosa! A influenciadora Ma Tranchesi ensinou uma receita de panqueca fit e contou um segredo para evitar que o gosto da proteína domine a sobremesa.

“Se você fizer no mixer, o ovo se desfaz e o gosto desaparece. Se você for bater na mão, bata bem o ovo com o garfo antes de colocar os outro ingredientes. Isso faz ele perder o gosto”, frisou ela.

Então se você não é fã do sabor do ovo, guarde esta sugestão para suas próximas aventuras gastronômicas. 

E como separar a clara da gema?

E se você é daqueles que curte uma boa sobremesa, talvez precise realizar alguma sobremesa que requer que a gema seja separada da clara do ovo. Dá para fazer isso sem dificuldade! Sim, dá muito! Inclusive, foi o Cozinha do Bork que também ensinou uma prática fácil para alcançar esse objetivo. 

Quem deu a dica foi a ex-MasterChef Jiang Pu. Basta quebrar um ovo sobre algum recipiente. Em seguida, pegue uma garrafa de plástico vazia.

Coloque-a sobre o liquido e pressione. O vácuo sugará a gema para dentro dela, enquanto a gema permanecerá no recipiente. 

Voilà! Da próxima vez que você quiser fazer aquele doce gostoso e precisar separar a gema da clara, basta usar esse método e se deliciar com a receita da sua preferência. 

Cuidados para guardar o ovo

Como o ovo é um ingrediente sensível, é preciso também tomar muito cuidado na hora de guardá-lo antes de usá-lo para qualquer preparo específico. 

Por exemplo, um dos piores hábitos possíveis é reservar o ovo na porta da geladeira, como explica o chef de cozinha Rogério Holanda, do Melhor da Tarde. 

“O pior lugar para armazenar os ovos é na porta da geladeira. Coloque-os dentro, junto com os demais alimentos”, destaca o chef. “Se você coloca os ovos na porta da geladeira, com o ‘abre e fecha’, eles ficam suscetíveis à variação de temperatura. Os ovos são organismos vivos e podem estragar”, arremata.

Para evitar consumir alimentos contaminados, mantenha os ovos sempre refrigerados. Rogério Holanda sugere: use um organizador de ovos para guardá-los com cuidado na parte mais alta da geladeira, onde a temperatura é menor.

O expert ainda dá um passo a passo de como saber se o ovo está estragado antes de quebrar a casca:

  1. Ligue a lanterna do seu celular;
  2. Ilumine a base do ovo;
  3. Se o ovo “acender”, como uma lâmpada, ele está fresco e pronto para ser consumido;
  4. Se o ovo ficar apagado, ele está podre.

Mais notícias