Dicas

Como fazer a marinada perfeita? Professor de gastronomia revela truque culinário

Aprenda o segredo de Deumas Oliveira para amaciar, preservar e elevar o sabor das suas proteínas

Da Redação

Topo

Uma boa marinada é capaz de elevar o sabor de carnes, aves, peixes e até mesmo vegetais. Essa poderosa técnica pode ser rápida e descomplicada, mas existe um ingrediente obrigatório envolvido no processo e o professor de gastronomia Deumas Oliveira contou tudo. Confira!

Antes de começar a criar sua marinada, é importante entender o propósito por trás: adicionar sabor aos alimentos e amaciar as fibras da carne. Seus ingredientes líquidos e sólidos penetram na superfície do alimento, tornando-o mais saboroso e suculento.

Segundo o professor, devemos sempre começar com um líquido ácido, como vinagre, suco de limão ou laranja, iogurte ou vinho, que ajudará a amaciar a carne e adicionar um toque de acidez. “Se não tiver um ácido, tecnicamente, nem pode ser chamado de marinada", explica. 

Em seguida, escolha ingredientes aromáticos, como alho, cebola, ervas frescas, especiarias e condimentos que complementem o tipo de carne ou vegetal que você está marinando.

O tempo de marinada varia muito do tipo de alimento. Peixes e vegetais normalmente requerem menos tempo, de 15 a 30 minutos, enquanto carnes e aves podem ser marinadas por várias horas ou até mesmo durante a noite.

Ah! Uma boa dica é lembrar de retirar o excesso de líquido do alimento antes de cozinhá-los. Isso evitará que a marinada queime e ajude a obter uma crosta dourada e saborosa.