“Há quem diga que o espumante esbanja vida na taça, e por isso é um costume tão especial e adorado quando termina a aguardada contagem regressiva e o relógio bate meia-noite”, diz Heitor Marin, head bartender do restaurante SEEN, em São Paulo.
Apesar de ser tradição no mundo inteiro, aqui no Brasil, com o clima quente da virada do ano, faz com que o líquido refrescante seja ainda mais propício. Mas, como escolher um bom rótulo para a virada? Vicente Jorge, especialista em vinhos da distribuidora Interfood, sugere que o consumidor procure opções frescas e com pouca complexidade e pouco tempo de fermentação na garrafa, os sur lie.
Espumantes sur lie continuam com as leveduras na garrafa, mesmo depois de concluída a 2ª fermentação. São superaromáticos!
Agora, você não abre não de um vinho mais tradicional na ceia? O expert sugere, então, que sejam procurados rótulos leves. “É comum que cada família tenha sua própria tradição. Algumas optam por assados, outras por receitas mais leves, compostas por peixes, por exemplo. Por esse motivo, a recomendação é escolher um vinho leve, que harmonize facilmente com diferentes opções de pratos”, explica Jorge.