O espumante é uma bebida clássica do Réveillon. O estouro da garrafa anuncia a chegada do novo ano, mas é preciso ter alguns cuidados na hora de abri-la e servir o vinho. O sommelier Renato Lutgens, da Casa Flora, dá dicas certeiras para o momento da celebração.
Neste fim de ano, a importadora de bebidas Casa Flora oferece rótulos especiais para quem deseja investir em vinhos. Clique aqui e confira todas as opções.
Anote as dicas do especialista:
Temperatura da bebida
Procure manter o espumante em temperatura adequada, entre 6°C e 10°C. “Em um dia de muito calor, você pode praticar uma temperatura mais baixa. Lembre-se: quando você serve a bebida na taça, ela começa a perder a temperatura”, aponta Lutgens.
Abertura da garrafa
O expert conta que a abertura da garrafa de espumante e champanhe exige um ritual em jantares requintados. “No serviço do vinho, tiramos a rolha sem barulho. No entanto, essa é uma regra voltada para restaurantes e eventos”, explica. Mas quem pretende tomar espumante em casa ou na praia deve tomar alguns cuidados.
“A rolha tem a pressão e a garrafa de espumante possui de quatro a seis atmosferas, é como uma panela de pressão. Se a garrafa cai no chão, o vidro estilhaça e se espalha, o que pode machucar alguém”, afirma.
Comemoração com o espumante
Chacoalhar a garrafa de espumante faz parte da comemoração. Entretanto, a brincadeira pode prejudicar a qualidade da bebida.
“Se quiser chacoalhar a garrafa, você pode chacoalhar, mas vai perder parte da bebida e deixar o espumante ‘estressado’. O festejo pode acontecer, porém a bebida terá uma qualidade inferior”, finaliza.