Dicas

Por que a ceia de Natal tem que ser meia-noite? Motivo é religioso

Sua família é daquelas que espera o relógio apontar meia-noite para comer? Motivo da tradição é religioso; entenda:

Bruna Berti

Por que a ceia de Natal tem que ser meia-noite? Motivo é religioso
Por que a ceia de Natal tem que ser meia-noite? Motivo é religioso
Envato Elements
Topo

A ceia de Natal é o momento mais esperado por todos, em que poderemos desfrutar dos pratos típicos da data comemorativa, mas todo ano vem aquela dúvida: “Será que esperamos mesmo até meia-noite para comer?”. Apesar da ansiedade pelo momento, o costume de comer apenas após a virada é seguido pela maioria das famílias. Mas, por que isso virou de fato uma tradição? 

Segundo Leandro Lousada, fundador do canal de curiosidades ‘Conhecimentos da Humanidade’ e graduado em Ciências da Religião pela Universidade Unimais, em geral, no mundo inteiro, as pessoas comemoram o Natal apenas no dia 25, mas em alguns países existe o hábito da comemoração da véspera também.  No Brasil, por exemplo, a reunião da família no jantar do dia 24 está presente em quase todos os lares. 

Não é à toa que o brasileiro é considerado um adorador de festas e datas comemorativas, não é? “Essa questão de ser meia noite é justamente por isso, para que seja a passagem do dia 24 para o dia 25, que é a data oficial, explica. Apesar de ser uma comemoração religiosa do nascimento do menino Jesus, o Natal, com o tempo, já ganhou muitos outros significados. 

Porém, dentro da liturgia cristã, neste caso conhecido como Advento, que vai de 27 de novembro a 24 de dezembro, às 23h59, era necessário o jejum completo de carnes vermelhas como símbolo da fidelidade dos religiosos e comemoração ao nascimento de Jesus. Assim, a mesa do dia 24 era preparada com uma bela ceia – incluindo carnes – para os fiéis desfrutarem e comemorarem, saindo do jejum, juntamente após a Missa do Galo. 

Apesar de muitas pessoas não saberem o real significado, porém, o Natal e a ceia são um momento de reunir a família, agradecer e festejar mais um ano. 

Tópicos relacionados