Ao pensar em se alimentar melhor, muitas vezes, focamos apenas em introduzir novos alimentos na dieta, regular as quantidades e as calorias. Contudo, outras questões fazem parte do “comer saudável”. Segundo a nutricionista Najla Kfouri, em papo com Edu Guedes, no programa The Chef, bons hábitos à mesa fazem toda a diferença na hora da alimentação.
Segundo a especialista, bons e maus hábitos no café, almoço ou jantar são aprendidos e reproduzidos dentro da família ou círculo social. Portanto, introduzir um comportamento saudável nas refeições pode ajudar todos ao seu redor. Saiba quais são eles a seguir:
Atenção ao tempo de refeição: ele é sagrado!
Na rotina do dia a dia, alguns comem com pressa, fazendo a refeição em 5 minutos. Já outros ficam muito tempo à mesa mexendo no celular e acabam comendo mais do que precisam para estar saciados. “O tempo da refeição precisa ser exclusivo do momento em que faz o prato, até você finalizá-lo por completo. Caso contrário, você deixa de se dar conta do quanto está comendo”, explica a especialista.
Olhe para o seu prato - e para as quantidades
“O ato de servir-se é muito importante”, explica a nutricionista. Segundo ela, é isso que vai garantir todo o contexto da alimentação. “Você pega o seu prato, se senta e tem uma noção visual do quanto está comendo”.
Ela também ressalta a importância de servir a refeição no recipiente certo e dar atenção à quantidade. Por exemplo: “ao comer castanhas, ou outras oleaginosas, como petiscos, diretamente do pacote, podemos, sem perceber, consumir além da quantidade ideal - mesmo que estas tenham boas gorduras.”
Varie os temperos e coma menos sódio
Outro truque é diminuir a quantidade de sal e usar temperos para dar sabor ao preparo. “Variando os sabores, você reduz a ingestão total de sódio, porque não fica dependendo só dele para sentir os gostos”.
Coma a saladinha sempre antes
Comer a salada antes do prato principal ajuda na saciedade e no controle da quantidade de comida durante a refeição. “O vegetal ajuda a enganar o corpo, a dar a sensação de que tem mais alimento a ser consumido”, recomenda a nutricionista.
Use talheres sempre que possível
Pode parecer simples e essencial, mas comer com talheres dá ritmo à refeição - diferentemente, por exemplo, de comer um petisco com as mãos. E preste atenção na maneira que você os utiliza: “Note se, em algum momento, você apoia o garfo ou se nunca o solta”, aconselha a nutri.