Dicas

O que é a flor de sal? Entenda os benefícios para a saúde

Ingrediente possui menos sódio que sal marinho, por isso é mais indicado para quem tem hipertensão

Bruna Berti

Entenda o que é flor de sal e seus benefícios
Entenda o que é flor de sal e seus benefícios
Envato Elements

A flor de sal é um tipo de tempero que atraiu a alta gastronomia, não só pela sua delicadeza na finalização de receitas, como também pela sua textura crocante. Uma única salina, área de produção de sal marinho por meio da evaporação da água do mar ou de lagos de água salgada, pode produzir cerca de 12 toneladas de flor de sal ao ano. Mas afinal, o que é este alimento?

Flor de sal é o nome que se dá aos primeiros cristais formados durante os processos das salinas, e que desgrudam, por conta da pressão, dos sais formados abaixo, ficando na superfície. Para sua formação, é necessário que as condições atmosféricas do ambiente estejam favoráveis, com temperatura elevada e ventos suaves. Além disso, sua colheita deve ser realizada sempre dentro do período da tarde, antes do sol se pôr.

Flor de sal X saúde

Segundo a nutricionista Joyce Rouvier, a flor de sal é rica em minerais, cálcio, ferro, zinco e magnésio, trazendo vários benefícios para a saúde quando inseridos na alimentação, como transporte de oxigênio, melhora da contração muscular e  manutenção óssea. Esta opção possui vantagem sobre o sal refinado, por conta do baixo teor de sódio, pois não recebe aditivo. Entretanto, a especialista explica que seu consumo, ainda assim, precisa ser moderado. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o indicado é que apenas 4,5 gramas de flor seja consumida diariamente, o equivalente a uma colher de chá. Assim, o ingrediente pode ser uma opção mais indicada para quem tem problemas de hipertensão, apesar de possuir preço menos acessível. Enquanto 1kg de sal refinado custa cerca de R$3, a mesma quantidade da flor de sal é encontrada por a partir de R$16, podendo ser até 70% mais caro que a versão comum.

Dentro das receitas, a flor de sal pode ser incluída como tempero de alimentos ou para finalização de pratos, mas, caso seja aquecido, perde sua principal característica: a crocância. Além disso, o ingrediente pode ser usado não apenas em receitas salgadas, como nas doces também, como acontece com as pipocas de caramelo salgado.

Aprenda uma receita da nutricionista com o ingrediente:

Peixe branco com legumes e flor de sal 


Rendimento: 4 porções

Ingredientes
 

Peixe
1 kg de filé de robalo com a pele (ou outro peixe de carne firme)
500 ml de azeite extravirgem
2 dentes de alho inteiros
1 ramo de alecrim
1 ramo de tomilho
1 folha de louro
Flor de sal e pimenta-do-reino a gosto

Molho
250 ml de azeite extravirgem
4 pimentas-biquinho vermelhas sem sementes
2 tomates bem vermelhos sem pele e sem sementes
1 cebola pequena
Flor de sal e pimenta-do-reino a gosto

Legumes
100 g de ervilhas tortas
200 g de tomates-peras
12 batatas calabresas com casca
8 mini cenouras com os talos
1 ramo de alecrim
1 ramo de tomilho
Azeite de oliva, flor de sal e pimenta-do-reino a gosto

Para decorar
Couve frita

Modo de preparo
 

Preparo do peixe
Corte o peixe em quatro partes, deixe-o com a pele; tempere com sal e pimenta. Preaqueça o azeite em forno brando, numa forma alta de bolo inglês, sem deixar ferver. Coloque os pavês, junte os alhos inteiros e as ervas numa forma, com o azeite preaquecido. Tampe com papel laminado e leve ao forno brando durante 20 minutos ou então até que o peixe esteja cozido, porém ainda bem firme. Retire o peixe do azeite e reserve-o quente; reserve os alhos.

Preparo dos legumes
Cozinhe as batatas com casca até que fiquem macias, porém al dente. Escalde as ervilhas e as cenouras inteiras. Numa frigideira, coloque um pouco de azeite, junte as ervas picadas e acrescente as batatas. Quando dourarem, junte as cenouras, as ervilhas e os tomates inteiros; tempere com sal e pimenta.
 

Montagem do prato
Arrume os legumes em um prato de serviço. Coloque o peixe sobre eles. Decore com ervas, alhos assados e derrame um pouco do molho de tomates e azeite do cozimento do peixe.