Dicas

Bolo perfeito: 3 coisas que você faz errado e não sabia

Boleira revela os segredos antigos da confeitaria para uma massa fofinha e saborosa; confira

Da Redação

Bolo perfeito é aquele com massa fofinha, aroma irresistível e, caso tenha cobertura, que seja gostosa e bem equilibrada. Claro que preparar tudo com carinho é um plus para a guloseima ficar divina, mas existem alguns truques no preparo que garantem o melhor bolo do mundo!

Para isso, compilamos os melhores conselhos da confeiteira Flavia Corrêa, especialista em bolos que deu show no The Chef com Edu Guedes. Já anota as dicas de ouro e prepare o forno pois a sua família vai querer um bolinho diferente todos os dias!

Use os ingredientes do jeito certo

Ao contrário do que muitos falam, a nossa boleira de mão cheia não usa os ingredientes em temperatura ambiente. Na verdade, este é um dos seus segredos para o bolo perfeito: "Os ovos gelados ajudam na estrutura da massa", garante Flavia. Uau!

Peneire a farinha e triture bem o açúcar

Um dos maiores erros na hora de preparar o bolo é não peneirar os ingredientes, deixando a massa com "gruminhos" de farinha ou açúcar — este último, inclusive, deve ser batido muito bem com os ovos, caso contrário, você terá um bolo solado, afirma a especialista.

Cuidado com o forno

Massa fofinha dentro da forma, colocada com muito carinho e delicadeza. Chegou o momento de assar e fazer o seu bolo perfeito crescer! Verifique a posição da grade do forno — a assadeira deve ficar na altura média. 

Preaqueça o forno a temperatura indicada na receita por pelo menos 10 minutos, combinado? O nosso bolo precisa de calor desde o início para sofrer um choque térmico e crescer bastante. Hmmm!

Muito importante: o forno não deve ser aberto antes da primeira metade do tempo total de cozimento, pois a diferença de temperatura faz o bolo murchar. Perto dos últimos minutos, faça o teste do palito para saber se a massa está realmente assada.