Onde comer galinhada no capricho em Goiânia, São Paulo e Minas Gerais

Da Redação, com Minha Receita

Galinhada caipira
Galinhada caipira
Folhapress

Com arroz cozido, frango em pedaços, caldo e tempero regional, a galinhada tem uma legião de fãs. No Brasil, o prato surgiu com os bandeirantes portugueses, que exploravam o interior do país em busca de ouro, e fincaram raízes principalmente em Minas Gerais, São Paulo e Goiás. Tamanha tradição, os estados mantêm até hoje os melhores lugares para comer a receita. Veja quais são eles abaixo: 

Comida de família, em Desemboque (MG) 
Com apenas 27 habitantes (sim, você não leu errado!), a cidadezinha de Desemboque, na Serra da Canastra, em Minas Gerais, é famosa por ter uma das melhores galinhadas do país. Por lá, é na casa da moradora Vanuza Araújo de Paula que a mágica acontece e mais de  500 pessoas passam por dia para provar a receita em época de festa ou no Sábado de Aleluia, data comemorativa do catolicismo que acontece após a quaresma. Segundo os moradores, o costume é, depois do jejum de 40 dias, invadir o galinheiro do vizinho e pegar o ingrediente para preparar o prato, que é servido com tutu mineiro e couve.

Prato que “cura ressaca”, em Goiânia (GO)
Conhecido por servir todos os dias, por 24 horas, uma galinhada que promete curar qualquer ressaca, o restaurante Simbora, em Goiânia (GO), virou referência no prato pela combinação de carboidrato com vegetais, um "verdadeiro remédio à mesa". O sucesso da receita é garantido por Dona Laura, chef de cozinha que utiliza açafrão e pequi no ensopado. Com sabores goianos e pratos caprichados, o local se tornou o queridinho dos baladeiros, que aproveitam os quitutes da casa para recarregar as energias depois de uma boa festa.  

Tradição paulista, em São Paulo (SP) 
Dono do Dalva e Dito, um dos restaurantes mais renomados da capital paulista, Alex Atala criou a mais famosa galinhada da cidade, que já serviu cerca de 7 mil pratos em um único dia, durante a Virada Cultural. Conhecido no mundo inteiro por valorizar a comida e os ingredientes brasileiros, o chef aposta em galinha caipira para a receita, que é um dos clássicos da casa e, na primeira temporada do Minha Receita, ganhou o título de melhor galinhada do Brasil, dado pelo chef Erick Jacquin.