No Minha Receita desta quinta-feira, 15, a repórter Polly Marinho visitou o restaurante Simbora em Goiânia. O local ficou conhecido por servir uma galinhada durante 24 horas por dia, todos os dias, que promete curar qualquer ressaca.
Isto graças a combinação de carboidrato com vegetais, que faz da galinhada do Simbora um "verdadeiro remédio à mesa". "O cara sai da balada, passa aqui, come arroz, uma galinhada feira na hora e um tempero bem caseiro. Com uma boa noite de sono, vai estar 100% no outro dia", garante o sócio Rodrigo Melo.
O sucesso da receita é garantido por Dona Laura, chef de cozinha do restaurante. No prato vai peito de frango, coxa ou sobrecoxa. "Vai depender do gosto de cada pessoa", diz dona Laura. O frango é temperado com sal, alho, cebola na panela até dourar. Outro segredo da chef de cozinha é utilizar açafrão e pequi, típicos da cozinha goiana.
"Em algumas regiões, o açafrão é combinado com medicina, para remédio. Mas aqui usamos ele como culinária em quase todas as comidas. E nós temos o pequi. A gente corta o fruto, coloco junto no cozido e dou uma mexida. Coloco uma pimentinha de cheiro e coentro com a salsa. Como eu misturo o coentro com a sala, ele não dá um gosto tão forte", explica dona Laura.
A cozinheira ainda revelou a Polly Marinho uma técnica infalível para não deixar o arroz ficar grudento nem cru. "Eu gosto de fazer o arroz no 'timbum', como eles chamam em algumas regiões", conta. A galinhada "cura ressaca" ainda é servida com uma salada de gueroba, uma planta que lembra o palmito.