Um ouvinte me escreveu pedindo dicas para um omelete caprichado. O segredo de um bom omelete é não cozinhar excessivamente os ovos. O ovo cozinha a 75°C, no máximo. Isso significa que, se passarmos muito dessa temperatura no cozimento, ele fica borrachudo.
O segredo para fazer o omelete recheado, que é o mais clássico, o segredo é o seguinte: quebre os ovos numa tigela e, para cada ovo, coloque uma colher de chá de água. Bata bem. Não coloque sal e pimenta porque o sal faz uma reação que escurece o ovo, ele fica alaranjado, o que não é legal para o omelete.
Numa frigideira antiaderente muito novinha, sem riscos, aqueça azeite, óleo ou manteiga. Quando estiver bem quente, em fogo bem alto, coloque os ovos, coloque sal e pimenta-do-reino, e mexa com a espátula conforme eles coagulam. Se você parar de mexer, fica aquela parte de baixo muito tostada, seca e borrachuda, e a parte de cima pode ficar crua. Mexa bem.
Quando você perceber que os ovos estão coagulando, aperte com a espátula para o omelete ficar reto. Mudou de cor, ficou amarelo claro, coloque queijo, cebolinha e tomate. Coloque por cima, dobre e sirva. Adoro!
O segredo: não cozinhe demais o omelete!
E você também pode mandar as suas perguntas ou pedir receitas pelo e-mail: hojepode@bandnewsfm.com.br; nas redes sociais, @carolecrema. Participe!