Com anos de experiência na gastronomia, Edu Guedes acerta não só nas receitas como também na escolha dos ingredientes. Recentemente, ele ensinou ao público do The Chef como escolher bons ovos no supermercado.
O cozinheiro deu ainda dicas para conservar o item em casa. A primeira delas, em tempos de pandemia, não poderia ser diferente: afinal, lavar o ovo antes de colocá-lo na geladeira oferece algum risco? A resposta é sim, oferece riscos!
Segundo o chef, deixar o alimento em contato com água por muito tempo é prejudicial. Isso porque a casca, por ser porosa, quando entra em contato com o líquido pode aumentar o risco de contaminação por salmonella.
A bactéria, que vive na camada externa do ingrediente, pode acabar adentrando na gema e na clara, causando infecção alimentar. Como muitas pessoas gostam de comer gema mole, vale ficar de olho e evitar.
Prazo de validade
Outra coisa que não pode passar despercebida no momento da compra é o prazo de validade. O ideal é que seja o mais espaçado possível, visto que é um alimento perecível e dura cerca de 20 a 30 dias quando conservado em temperatura ambiente.
Dica amiga!
Vale ainda comprar ovos em uma granja de confiança, em que você já conhece o produto e sabe da segurança. O chef Renato, também do The Chef, aconselha a tomar cuidado com promoções. Geralmente, os ovos podem estar velhos e nem sempre a bandeja será 100% aproveitada. “É uma economia que pode sair cara”, explica.