Escondidinho de carne e mandioca é o melhor almoço na travessa; anote receita

Clássico brasileiro, o prato até pode parecer trabalhoso, mas compensa cada etapa do preparo e nem precisa de acompanhamento; confira a versão da Carole Crema

Carole Crema, com BandNews FM

Tem comida mais gostosa do que escondidinho de mandioquinha em uma noite fresca? Tá gelado aqui em São Paulo e eu já logo pensei nessa delícia que é preparada (e gratinada!) no forno. Vamos lá, anote:

Essa versão é com mandioquinha, mas você pode fazer com a mandioca normal também — só que ela demora um pouquinho mais para cozinhar. Então, refogue meio quilo de carne moída com azeite, cebola e alho. Deixa ela paradinha para fritar bem. Assim que estiver com uma crostinha linda, adicione três tomates picadinhos ou ralados.

Despeje meia xícara de vinho branco nessa mistura saborosa e deixa evaporar todo o álcool e o líquido da carne. Quando secar de novo, adicione mais um pouquinho de água. Secou? Coloque salsinha e azeitona. Pronto, você tem uma carne moída deliciosa à parte!

Para o purê cremoso: um quilo de mandioquinha — ou mandioca ou batata doce. Cozinhe normalmente e quando estiver bem molinha, amasse e adicione quatro colheres de sopa de manteiga, três ovos e uma xícara de leite. Misture bem.

Agora, vamos para a montagem: metade do purêzinho de mandioquinha e outra camada de carne moída. Cubra novamente. Finalize com o queijo ralado da sua preferência e leve ao forno para gratinar. E não se esqueça que você pode sempre falar comigo através do e-mail hojepode@bandnews.com.br, onde você pode pedir receitas e dicas — ou pelas redes sociais em @carolecrema.

Mais notícias