A Narja Fernandes me escreveu e disse que adora bolo de brigadeiro, aquele de boleira de bairro. Quem não ama né, Narja? Mas, aí, ela disse também que o brigadeiro do recheio que ela faz em casa, às vezes, fica mole demais, às vezes, duro demais, e ela nunca sabe o que fazer.
Minha dica é a seguinte: eu cozinho o brigadeiro até o ponto do brigadeiro de enrolar. Não tenha medo! Quando ele atingir o ponto de brigadeiro de enrolar, que é quando está desgrudando da panela, você vai colocar - para cada lata de leite condensado – 2 colheres de sopa de creme de leite de caixinha mesmo. Misture bem e deixe esfriar. Esse recheio vai ficar firme.
Porém, tem mais um truque. Você vai, então, cortar o bolo ao meio, ou em mais fatias, umedecer com uma caldinha (a calda que eu uso para molhar os bolos leva, para cada ½ litro de água, 350 g de açúcar. Assim que levantar fervura, desliga e aí, com um pincel, você dá pinceladas para molhar o bolo), e “moldar” o recheio na sua mão, antes de colocar no bolo.
É assim: umedeça a sua mão com essa calda de açúcar. Coloque o recheio na sua mão e vá espalhando, fazendo um disco. Essa água com açúcar faz com que o chocolate não grude na sua mão. Pode usar bastante, não tenha medo também! Então, você vai espalmando esse brigadeiro firme até colocar ele sobre o bolo. Se faltar nas laterais, sempre com as mãos, ou com uma colher nesta parte, molhada com a calda de açúcar, você vai esparramando o recheio. É o melhor jeito para você ter um brigadeiro gostoso, cremoso e abundante no seu bolo.
Para a cobertura, você também faz o brigadeiro no ponto de enrolar e, depois, coloca ½ xícara de chá de leite. Mexa bem. Pronto, ele vai ficar naquele ponto mole que vai cair e fazer aquela cobertura deliciosa.
E você também pode mandar as suas dúvidas, perguntas ou pedir receitas pelo e-mail hojepode@bandnewsfm.com.br e nas redes sociais @carolecrema. OUÇA AS COLUNAS DA CAROLE CREMA NA BANDNEWS FM.