Um serviço de utilidade pública para quem gosta de cozinhar: vamos aprender a tirar a pele do pimentão e do tomate. São maneiras diferentes!
Tirar a pele do pimentão dá uma leve defumada nele. Acho maravilhoso! É uma maneira bem legal das pessoas que “torcem o nariz” para o pimentão provarem o legume. Se você comer dessa forma, pode mudar de ideia, porque fica bem gostoso. Lave o pimentão com água e coloque na boca do fogão para “sapecar”, tem que queimar toda a pele mesmo.
Vire com o garfo aos poucos até que a casca fique bem pretinha e evite furar o pimentão para não perder o suco. Desligue o fogo e abafe os pimentões em um saco plástico. Quando esfriar, puxe a parte queimada com a mão e descarte. Termine debaixo d’água para tirar toda a pele seca. Assim, você tem o pimentão totalmente sem pele e saboroso.
Para o tomate: pegue uma panela com três litros de água fervendo. Quando estiver fervendo, faça um X com a faca na parte debaixo dos tomates higienizados. Mergulhe os tomates na água por 20 segundos, no máximo, de três em três. Tire-os da panela com uma escumadeira e leve para uma bacia com água gelada (pode adicionar algumas pedras de gelo, também). Quando o tomate esfriar, você pode soltar a pele com a mão de forma muito fácil. É dessa forma que a gente prepara tomate concassé.
Espero ter ajudado os amantes da gastronomia!
E você também pode mandar as suas perguntas ou pedir receitas pelo e-mail: hojepode@bandnewsfm.com.br; nas redes sociais, @carolecrema. Participe!