Você já pensou em ficar um mês inteiro sem beber? Cortar a ingestão de “bons drinks" durante esse período pode ser um desafio para muita gente, mas a ideia virou “tendência” mundo afora. Campanhas como Dry January (Janeiro Seco, em português), realizada no Reino Unido, e Dry July (Julho Seco), que acontece na Austrália, incentivam a medida a fim de propagar os benefícios que a rotina livre de álcool e o consumo social consciente trazem à saúde. Nas redes sociais, não faltam adeptos que compartilham suas experiências em outros meses do ano – afinal, sempre é hora de criar um estilo de vida mais saudável. E que tal começar agora?!
Ao Band Receitas, profissionais da saúde explicam os efeitos do álcool no organismo e falam sobre as vantagens de passar um mês sem consumir bebidas alcoólicas. Abaixo, o nutrólogo Murilo Armínio, do Hospital Edmundo Vasconcelos, em São Paulo (SP), o médico especializado em Medicina Integrativa Márcio Velasques e a nutricionista Juliana Vieira tiram as dúvidas de quem deseja se empenhar no desafio. Confira:
Quais são os malefícios do álcool à saúde?
O álcool, quando é metabolizado no fígado, gera produtos tóxicos chamados metabólicos tóxicos. A curto prazo, o impacto do consumo de bebidas alcoólicas é sentido na ressaca, com os sintomas característicos de desidratação, como dor de cabeça, fadiga e fraqueza. A longo prazo, pode causar consequências nocivas ao organismo, como o aumento do risco de obesidade, acidente vascular cerebral (AVC), infarto, doenças cardiovasculares e até mesmo algumas doenças neoplásicas. Em quadros mais graves, ainda há a possibilidade de desenvolver patologias como cirrose hepática, anemia, diabetes e alcoolismo.
Existe consumo seguro de álcool?
Não existe consenso sobre o limite seguro. No entanto, o consumo excessivo de álcool não é recomendado em nenhuma situação.
Quais são as vantagens de parar de beber por um mês?
- Bom funcionamento hepático;
- Diminuição dos índices glicêmicos;
- Redução do colesterol;
- Perda de peso;
- Ganho de massa muscular;
- Diminuição do níveis de ansiedade;
- Aumento da concentração;
- Aumento da energia;
- Melhora do sono
A dificuldade para cumprir o desafio pode ser um sinal de alerta para o consumo excessivo?
Sim, é um sinal de alerta que pode estar atrelado a um comportamento social baseado em abusos e vícios. Parar de beber é uma tarefa árdua e exige mais do que força de vontade: é preciso mudar o estilo de vida. Por isso, recomenda-se o acompanhamento de um profissional da saúde nesse processo.
O que caracteriza o alcoolismo?
Torna-se alcoolismo quando há uma vontade incontrolável de beber e uma falta de controle quando se tenta parar com o hábito. Isso reflete em dependência física e o paciente começa a apresentar sintomas de abstinência caso tente parar de beber. Alguns dos sintomas são: mudanças na capacidade cognitiva, transtornos alimentares, alteração de humor, agressividade e piora considerável no sono.