O peru é uma das proteínas mais tradicionais do Brasil e no mundo durante as ceias de Natal e Ano-Novo. Ela foi uma herança das comemorações de Dia de Ações de Graças, dos EUA, que utilizam a carne, anualmente, nesta comemoração.
A peça, que é leve e de sabor marcante, entretanto, por possuir menos gorduras, precisa ser preparada com cuidado para que não fique seca. Assim, cronometrar seu cozimento, tal como caprichar na marinada, se tornam seus aliados para um bom prato natalino.
A chef Cris Muratori explica, ao Band Receitas, que o tempo de preparo irá depender do peso da ave e da temperatura do forno. “Para cada kg de peru, o tempo estimado de cozimento é de 45 minutos à 1 hora, em uma temperatura de 180°C a 200°C”. A grande questão na hora de preparar o peru é que ele costuma assar de maneira desigual, sendo difícil que algumas partes, como peito e coxas, fiquem macios e suculentos, uma vez que tendem a ressecar primeiro. “A carne do peito, por ser mais macia, costuma cozinhar mais rápido do que as coxas e sobrecoxas, que são mais duras e têm carne mais escura”, complementa.
Como evitar que o Peru fique ressecado?
- 1. Passe manteiga entre a pele e a carne.
- 2. Coloque um pouco de água na assadeira e vá regando o peru a cada 30 minutos.
- 3. Outro cuidado importante é amarrar e cobrir as partes mais sensíveis, como a ponta das coxas e asas com papel alumínio, colocar em assadeira e manter coberto até faltar 30 minutos para o cozimento.
- 4. Se tiver um termômetro, utilize-o em diferentes partes: no peito e nas coxas e sobrecoxas – ele estará suculento com 65°C;
- 5. Após assar, mantenha embrulhado em papel alumínio por até 2 horas. Esse descanso permite que a carne absorva naturalmente seus líquidos, fazendo com que fique mais suculenta.
Dicas para dar mais sabor
1. Marinada:
Para preparar o peru, a recomendação é fazer o seu próprio tempero. Uma dica é lavar bem o peru em água corrente, deixar de molho em água limpa por 10 minutos e, em seguida, fazer outro banho de mais 10 minutos, para diminuir o gosto padronizado que ele possui. Depois, só deixar escorrer o excesso de líquido. De qualquer forma, é sempre recomendável agregar outras camadas de sabores, com uma marinada que tenha os temperos de sua preferência. Quanto mais submerso nos temperos, e por mais tempo, terá mais sabor. Deixe no mínimo por 12 horas e vire na metade do tempo para absorver.
2. Frutas e sabores agridoces:
Maçã, abacaxi e laranja são frutas que combinam muito bem com o peru. Seus sucos servem para fazer marinadas, além de serem usadas como acompanhamento ou recheios.
3. Molho:
O molho é essencial para o peru. Utilize o caldo do próprio assado para fazer a base do seu acompanhamento.