Dicas

Como fazer o peru de Natal na panela de pressão? Chef ensina

Sim, é possível fazer o peru de Natal na panela de pressão! Chef ensina truques para deixar a ave saborosa a seguir:

Bruna Berti

Como fazer o peru de Natal na panela de pressão? Chef ensina
Como fazer o peru de Natal na panela de pressão? Chef ensina
Envato Elements
Topo

O Peru é uma ave mais magra, ou seja, com menos quantidade de gordura. Assim, a tendência é que seja uma carne mais seca e rígida, principalmente quando ainda crua, levando mais tempo de preparo para atingir o ponto ideal de suculência. Mas, além do forno tradicional, será que é possível preparar a carne na panela de pressão? Em entrevista ao Band Receitas, o chef Ozéias garantiu que sim.

Segundo ele, existem duas formas de prepará-lo: a peça inteira ou cortada em pedaços. Apesar de mais bonito para servir à mesa, usar o peru inteiro pode ser mais trabalhoso. Além de precisar de uma panela de pressão grande, você ainda corre o risco de sair uma parte da pele da ave durante o preparo.

De qualquer maneira, o truque, de acordo com o especialista, é fazer uma boa marinada no peru antes de iniciar o preparo, como vinho, ervas e especiarias. Após a marinada, deve-se selar toda a carne com manteiga ou azeite e colocar os pedaços na panela de pressão. “É importante selar bem, para que o aspecto da gordura fique melhor e mais brilhante, deixando a carne mais bonita”, explica. 

Após colocar a carne inteira na panela, será necessário criar um fundo, que pode ser feito com um molho, como o de tomate ou vinho, além de ervas aromáticas, como cebola, salsão, alho-poró e alguns vegetais. “O fundo dará ainda mais sabor. Após pegar pressão, basta deixar em média 30 minutos até que atinja o ponto e fique pronto”, finaliza. 

Outra forma de preparar a carne é fatiando o peru. Basta cortá-la nas juntas e utilizar o mesmo processo da carne inteira, marinando e criando um fundo na panela, que não precisará ser tão espesso. A principal diferença, além da praticidade, é que o visual da carne fica mais bonito, já que ela perderá menos pele. 

Tópicos relacionados