Dicas

Qual a diferença entre creme de leite fresco, de caixinha e em lata? Entenda

Quantidade de gordura é o principal fator que diferencia as versões do ingrediente

Michelly Marques

Creme de leite fresco em vidro
Creme de leite fresco em vidro
Pixabay/Reprodução

Creme de leite é um ingrediente muito presente nas receitas do dia a dia, e combina bem com doces e salgados, como estrogonofe, molhos, coberturas de bolo e muito mais. Mas você sabe qual a diferença entre o fresco, o em caixinha e o de lata? Tiramos aqui as dúvidas sobre o assunto.

O porcentual de gordura é considerado o principal fator que diferencia as versões do ingrediente, de acordo com a nutricionista Maiara Souza, da clínica Geisa Costa. Segundo a especialista, dependendo da marca, o de caixinha tem entre 18% a 20% de gordura; o creme de lata fica acima de 20% chegando até 25%; enquanto o fresco possui cerca de 35%.

Creme de leite fresco

Chamado de “nata” em algumas regiões, o creme de leite fresco é a base para fazer chantilly. Ele normalmente é vendido em garrafa e precisa ser armazenado em baixa temperatura. Tem 35% de gordura e é o mais saboroso e cremoso da lista.

Para receitas mais elaboradas, como a preparação de um ganache, por exemplo, a nutricionista explica que o creme fresco é o mais indicado por ter mais cremosidade e sabor, além de ser o mais difícil de ser substituído em uma preparação: “Ele pode ir ao fogo e ferver sem problemas, não vai talhar e não vai alterar as características, enquanto o de caixinha tem o costume de talhar quando é submetido a uma temperatura muito alta em um longo tempo”, ressalta.

Creme de leite em lata

É uma versão com menos gordura que o fresco e vem com o soro separado do creme de leite. Com 20% de gordura, é indicado para receitas que não levam o soro na preparação.

Creme de leite em caixinha

Indicado para o preparo de sobremesas, como caldas e pudins, tem o menor teor de gordura quando comparado ao de lata e o fresco. Nessa versão, o creme de leite já vem misturado ao soro e não há como separá-los para uma receita.

Com qual frequência consumir?

O creme de leite deve ser consumido em ocasiões mais especiais, tanto o de lata, em caixa ou fresco. “Não precisa ser algo que a gente coloque na alimentação diária porque ele tem uma grande quantidade de gordura. Ele é mais pesado, tem uma digestão mais difícil”, diz Maiara. 

Outro ponto importante e que vale lembrar é a forma de conservar o ingrediente: “Todos os tipos de creme de leite devem ser guardados em algum recipiente, de preferência de vidro, com uma tampa e sempre na geladeira”, afirma. 

O indicado é que ele fique, no máximo, dois dias no refrigerador sem perder a consistência e sem estragar.