Qual a diferença entre carne-seca e carne de sol?

Chef de cozinha Rodrigo Oliveira explica a diferença entre as carnes curadas; veja no Melhor da Noite

Da Redação

Qual a diferença entre carne-seca e carne de sol? Rodrigo Oliveira explica no programa Melhor da Noite. Assista ao vídeo acima!

Muita gente confunde os dois tipos de carne ou acha que carne-seca e carne de sol são nomes diferentes para o mesmo alimento, mas o chef de cozinha do restaurante Mocotó, em São Paulo (SP), explica as características de cada um dos ingredientes, que são típicos do nordeste brasileiro. 

Ambas as carnes passam por processo de cura e secagem – e as semelhanças acabam por aqui. Saiba mais abaixo:

Carne-seca

Carne-seca também é conhecida como charque, carne do sertão, carne de charque, carne do Ceará e jabá. “É uma carne muito salgada, feita com cortes da parte dianteira e do peito do boi. A carne fica empilhada [em ambiente seco] e todo o processo [de desidratação e maturação] leva 21 dias ou mais, dependendo das condições É um processo industrial”, detalha Rodrigo Oliveira.

A carne-seca deve ser dessalgada com água muitas vezes antes de ser consumida. “É uma carne curada com salga mais intensa”, completa o chef.

Carne de sol

A carne de sol também é uma carne curada, mas que leva uma salga muito menor. “Normalmente, é feita de cortes do traseiro, mas, hoje em dia, também é feita com cortes do lombo. A cura é lenta e controlada, e pode durar até seis dias. É uma salga delicada”, explica Oliveira. A carne de sol tem textura bem macia e muito sabor.

Mais notícias

Carregar mais