Dicas

Quais são os melhores cortes suínos? Chef entrega o "ouro" da carne de porco!

Chef Renato Pires indica os melhores cortes suínos para você variar na proteína do dia a dia; confira

Da Redação

Quais são os melhores cortes suínos?
Quais são os melhores cortes suínos?
Envato Elements
Topo

Bife acho é uma delícia, mas você já explorou os melhores cortes suínos? Dos clássicos aos mais sofisticados, preparamos um guia completo — com dicas do Chef Renato Pires — para você se deliciar com essa maravilha que é a carne de porco. Confira!

Quais são os melhores cortes suínos?

Que carne de porco é uma delícia, todo mundo sabe. Mas você sabe quais são os melhores cortes suínos? Para o cozinheiro Renato Pires, a picanha, o lombo e a copa-lombo são bons cortes pelo curto tempo de cocção. Vamos explorar esses e outros cortes?

Picanha suína

A nobreza em forma de carne, um verdadeiro clássico: a picanha suína. Essa peça suculenta e marmorizada é famosa por sua maciez e sabor marcante. Com um equilíbrio perfeito entre gordura e carne, a picanha suína é ideal para grelhados, churrascos e até mesmo assados lentos.

Costelinha de porco

Nenhuma lista de melhores cortes suínos estaria completa sem mencionar a costelinha de porco. Quem resiste a uma suculenta costela, com sua carne macia e suculenta que se descola facilmente do osso? Pode ser assada, grelhada ou na brasa! 

Lombo suíno

Para aqueles que preferem um corte mais magro, o lombo suíno é a escolha perfeita. Com sua carne macia e suculenta, essa peça é conhecida por sua versatilidade e facilidade de preparo. 

Você pode fatiá-lo e grelhá-lo, assá-lo inteiro ou até mesmo recheá-lo com uma combinação de sabores irresistíveis. Com temperos adequados e o ponto de cozimento perfeito, o lombo suíno é a escolha perfeita para impressionar.

Barriga de porco

Quer adicionar uma textura crocante e um sabor defumado maravilhoso ao seu prato? Experimente a barriga de porco! Com uma pele crocante e carne suculenta, esse corte se destaca assado ou frito.

Seu segredo está na camada de gordura que envolve a carne, derretendo durante o cozimento e deixando a carne macia e suculenta por dentro, enquanto a pele se transforma em uma deliciosa crosta dourada.

Pernil suíno

Por último, mas não menos importante, temos o pernil suíno. Esse corte clássico é uma escolha popular em festas e celebrações, e não é difícil entender o motivo. Com sua carne macia e suculenta, o pernil suíno é perfeito para assados lentos, resultando em uma carne saborosa que se desfaz facilmente. Sua versatilidade permite combinações com diferentes temperos e marinadas, garantindo uma explosão de sabores em cada mordida.

Tópicos relacionados