“Pizza no Brasil é mais gostosa que na Itália”, diz Jacquin

Chef francês diz que não comeu pizza tão boa no país europeu quanto por aqui; saiba a história da receita

Da Redação, com Minha Receita 29/04/2021 • 11:03 - Atualizado em 29/04/2021 • 11:04
Jacquin diz que pizza do Brasil é melhor que a da Itália
Jacquin diz que pizza do Brasil é melhor que a da Itália
Kelly Fuzaro

Quando o assunto é pizza, não há dúvidas de que a Itália é referência. Mas também não há como negar que a receita conquistou o mundo e se tornou uma das mais populares no Brasil. Desde que chegou por aqui, no século 19, já se transformou muito e recebeu diferentes recheios. Há, inclusive, quem prefira a versão nacional, inclusive o chef Erick Jacquin, que fez essa confissão no episódio de estreia da segunda temporada do Minha Receita. “A pizza no Brasil é mais gostosa que na Itália. Já fui pra Itália e não comi pizza tão boa quanto aqui”, disse. 

A pizza, na verdade, não é nem brasileira e nem italiana. Ela foi inventada pelos egípcios há mais de 6 mil anos, mas chegou na Itália na Idade Média como um alimento destinado aos trabalhadores pobres por ser barato e saciar bem a fome. Com o tempo, a iguaria se popularizou no país e chegou à Nápoles, quando ganhou o formato redondo. 

No século 19, a pizza foi trazida ao Brasil pelo imigrante Carmino Corvino, natural da cidade italiana, que chegou em São Paulo em 1897 e abriu a Cantina Santa Genoveva, no bairro paulistano Brás em 1910. No início, ele só vendia três sabores: napolitana, muçarela e aliche. 

Desde então, as pizzas evoluíram muito no País e ganharam os mais diversos tipos de recheio. A preferida de Jacquin, por exemplo, é a de calabresa, mas tem quem deixe a criatividade falar alto e faça até pizza de estrogonofe e feijoada.

Qual é sua preferida?

  • jacquin
  • pizza
  • brasil