Dicas

Quais alimentos diminuem os sintomas da TPM? Nutróloga indica 5 opções

Raquel Menezes lista 5 alimentos que podem ajudar a reduzir os sintomas físicos e psicológicos do período pré-menstrual

Da Redação, com The Chef

Banana e aveia ajudam a reduzir sintomas da TPM
Banana e aveia ajudam a reduzir sintomas da TPM
Envato Elements

Algumas mulheres sofrem com a tensão pré-menstrual, mais conhecida como TPM, com alguns sintomas indesejáveis, como dores, inchaços, estresses e sensibilidade. Segundo a Nutróloga Raquel Menezes, no entanto, uma boa alimentação pode reduzir a intensidade desse processo. Cardápios baseados em legumes, frutas e verduras podem ser uma boa opção para quem busca amenizar o incômodo. “Quanto mais se tem uma alimentação balanceada, mais influências positivas no organismo identificamos”, afirma Raquel no The Chef.  

O estudo da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) aponta que as brasileiras estão entre as mulheres mais impactadas pela TPM. Cerca de 80% delas já passaram por alguns desses momentos indesejáveis que influenciam tanto em problemas físicos como psicológicos.

A seguir, confira 5 ingredientes que são fundamentais para o organismo ter menos incomodo nesse período: 

1- Grão de bico e lentilha 

Com vitamina B6 e magnésio, os grãos podem ajudar nos problemas físicos e mentais. “Esses alimentos podem auxiliar na depressão, em questão de dores de cabeça e de estresse”, afirma a especialista.   

2- Abacate e couve

 “A gordura boa do abacate age como um anti-inflamatório. Já a couve e a cenoura, por conter a vitamina A, reduz a produção de células mortas que inflamam e causam a acne”, lembra Raquel. 

3- Banana e aveia 

Com o aumento da vontade de comer doces, a especialista afirma que a junção de banana mais aveia vai tirar o desejo de sobremesas mais gordurosas. “O triptofano vai produzir mais serotonina e tirar aquela vontade de ficar procurando doces mais calóricos”

4- Linhaça e sardinha 

 O peixe pode ser um grande aliado da mulher. O ômega 3 encontrado no ingrediente pode agir como um anti-inflamatório: “tanto a sardinha, como o atum ou salmão vão ajudar a reduzir sintomas como dores nas mamas”, diz a nutróloga. 

1- Pepino e limão 

A especialista lembra que pela forte retenção de liquido nesse período, os alimentos diuréticos são importantes: “a gente pode fazer um suco verde e colocar tanto o limão quanto a couve. E se exagera no sal, você vai reter mais líquido ainda”.