Dicas

Quais alimentos ajudam a manter o bronzeado? Nutróloga indica 5 opções

Especialista explica que os alimentos que possuem vitamina C e vitaminas do complexo B aumentam a resistência da pele; saiba quais são eles a seguir:

Da redação, com The Chef

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter
  • whatsapp

No verão não há nada mais gostoso do que tomar um sol na praia ou beira da piscina, e ainda ganhar um bronzeado. Mas, e como manter a cor com o passar dos dias? No programa The Chef com Edu Guedes, a nutróloga Dra. Ana Luisa Vilela indicou 5 alimentos que são verdadeiros aliados nessa missão - e ainda cuidam da saúde da pele.

Segundo Ana Luisa, todos temos um protetor natural da pele, que é a melanina. Ela é a responsável pela pigmentação dos olhos, cabelos e da própria pele. O consumo de alguns alimentos [principalmente dos abaixo] auxiliam justamente na reposição da melanina. Confira: 

1. Cenoura


A cenoura, assim como a abóbora, são ricas em várias vitaminas do complexo B, conjunto que aumenta a resistência da pele, controlam o sebo e as inflamações, e tem ação cicatrizante e anti-inflamatória. Até por isso, muitas marcas de cosméticos usam a cenoura como base na formulação de produtos.

Ela também possui carotenóides, que são compostos pigmentados presentes em alimentos amarelos, alaranjados e avermelhados. Os carotenóides precisam ser consumidos, já que o nosso corpo não consegue produzi-los. Eles possuem ação fotoprotetora, antioxidante e ajudam no combate às células oxidadas, como as da pele que são expostas ao sol. 

2. Brócolis


A indicação da especialista é consumir também as folhas verdes e os talos presentes no brócolis. Eles enriquecem a alimentação - e a base para manter um bronzeado bonito, segundo Ana, é ter a pele saudável. “Se não possuímos melanina o suficiente para proteger do sol, nossa pele fica vermelha e queimada”.

Alimentos que conseguem proporcionar isso de dentro para fora são sempre recomendados para a saúde dermatológica. Se você não estiver acostumada em comer os talos e as folhas dos brócolis, a alternativa é secar ambos no forno e transformá-los em farinha, que pode ser consumida em omeletes, pães e até sucos. 

3. Beterraba


A beterraba é um adoçante natural e pode ser usada como substituta para o açúcar, ou seja, ela não só contribui para a diminuição do consumo de açúcar, mas também hidrata e possui antioxidantes excelentes para a pele. “Pode ser ralada e consumida crua, e assim terá as fibras mais presentes; ou pode ser cozida, em que terá melhor liberação do carboidrato”, recomenda a nutróloga.

4. Melancia


Assim como a laranja, a melancia possui muita água e, por isso, também tem papel importante na hidratação. A grande quantidade de água aumenta o índice glicêmico da fruta, que já possui bastante açúcar. Por isso, a recomendação da nutróloga  é comer com a casca, o que controla esse índice.

Frutas com pigmento forte, como melancia, uvas e frutas vermelhas, são antioxidantes naturais, o que ajuda na manutenção da pigmentação da pele. 

5. Laranja


A recomendação da médica é, principalmente, o consumo da fruta, em vez de sucos e outros preparos. É justamente na versão in natura que se obtém os benefícios, como a vitamina C e a hidratação.

A vitamina C é um protetor para a pele e um antioxidante muito famoso, usado para muitos dermocosméticos. Porém, oxida muito rápido quando exposta ao ambiente e , por isso, o suco perde parte de suas propriedades principais. Ana Luisa também inclui kiwi e acerola como boas fontes da vitamina C - e o consumo pode ser alternado com a laranja.

Outro benefício da laranja é a hidratação com o suco da própria fruta. No calor, transpiramos mais e é essencial repor a água perdida. Como muitos não conseguem consumir a quantidade de água necessária, frutas com bastante suco ajudam nesta missão.

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.