Dicas

Como combater a fome excessiva? Nutricionista indica alimentos

Você é do tipo que tem fome toda hora, pela baixa saciedade ou até mesmo ansiedade? Nutricionista indica alimentos que vão te ajudar a controlar o apetite:

Da redação com The Chef

Você é do tipo que tem fome toda hora, pela baixa saciedade ou até mesmo ansiedade? Saiba que as informações abaixo são para quem se cansou de não ter controle da quantidade de calorias que consome ao longo do dia. Então, siga as dicas da nutricionista Adriane Marcom que foram ao ar no The Chef a seguir:

Alimentos pastosos e líquidos

Priorize produtos sólidos, já que o processo da mastigação é essencial para comer menos, pois, na parte de saciedade, a primeira etapa de digestão ajuda bastante. “Se você for tomar sopa ou comer um purê, adicione um frango ou outra proteína para dar mais consistência”, recomendou a nutricionista.


Alimentos de rápida absorção

Evite recorrer sempre aos sucos, mesmo acompanhados de biscoitos, pois a absorção desses alimentos é rápida. Em pouco tempo, a fome volta e você precisará comer mais. “A absorção do suco e bolacha vai ser muito rápida devido à falta de fibra para fazer com que a absorção seja mais lenta e dê mais saciedade. Então, daqui a uma hora, eu vou querer comer de novo”, explicou Adriane.


Alimentos que ajudam na ansiedade

Aposte em chá de camomila, chá de valeriana, castanha-do-pará, banana com cacau em pó e chocolate com cacau acima de 70%. Isso vai ajudar no combate à ansiedade, o que pode fazer você comer menos.

“Para quem tem problema de insônia, por volta das 3h, 4h da tarde, quando há uma queda natural da serotonina, o hormônio de bem-estar, recomendamos o chocolate. Quanto mais cacau tiver no chocolate, haverá mais substância que ajuda na produção de serotonina”, disse a especialista. 


Mastigar bem os alimentos

Entre as opções, açaí com castanha-de-caju e saladas são excelentes. Em relação ao primeiro, por ser mais pastoso e menos saciável, tendemos a consumi-lo mais. Então, o ideal é acrescentar castanhas, fibras e oleaginosas.

“Além de ajudar na saciedade, ajudará na parte da mastigação e, consequentemente, você o comerá mais devagar. Na salada, coloque sementes para mastigar mais também”, defendeu Adriane. 


Acrescentar proteínas em todas as refeições

Costumeiramente, temos o hábito de adicionar proteína só nas refeições principais. A principal dica é: mesmo que não consiga comer um ovo no café da manhã, adicione iogurte ou whey ao cardápio.

“Quando a gente coloca proteína nas refeições, a absorção torna-se mais lenta. O tipo da proteína, se animal ou vegetal, caso seja vegetariano, vai depender da aceitação que o seu corpo tem”, concluiu a nutricionista.