Dicas

Qual a diferença entre fermento em pó e bicarbonato de sódio?

Os dois ingredientes dão leveza e auxiliam no crescimento dos alimentos, mas o tempo de reação é diferente

Bruna Artero

Bicarbonato de sódio e fermento em pós são mais leveza aos alimentos
Bicarbonato de sódio e fermento em pós são mais leveza aos alimentos
Pixabay/Reprodução

Você já se perguntou qual a função do bicarbonato de sódio na cozinha? É um item muito utilizado por cozinheiros e pode ser confundido com o fermento em pó, afinal os dois têm a função de dar mais leveza e auxiliar no crescimento dos alimentos

Apesar de terem similaridades, os ingredientes não devem ser usados da mesma maneira. A nutricionista Laís Epifanio Machado explica diferença entre os produtos. 

Para que servem?

O bicarbonato de sódio é um sal de sódio do ácido carbônico, muito utilizado para fermentação de massas e também para limpeza, como no auxílio da remoção de manchas. Já o fermento em pó é uma mistura de bicarbonato de sódio com amido e outros ácidos, por esse motivo é muito utilizado em bolos.

Na culinária, ambos liberam gás carbônico e formam bolhas que fazem a massa criar volume, mas a principal diferença entre eles é o tempo de reação na massa. O bicarbonato, quando faz o gás carbônico ser liberado na hora em que entra em contato com a massa crua. O fermento em pó só atinge o seu potencial quando entra em contato com o calor dor forno. É por isso que ele é o último ingrediente a ser colocado na receita.

Como utilizar? 

O fermento é ativado quando é umidificado, por isso, recomenda-se colocá-lo somente ao final de uma receita de bolo, por exemplo, pois os ingredientes secos e úmidos já foram misturados. Também pode ser utilizado para fazer tortas, pães e massa da pizza. 

O bicarbonato tem sua ação mais rápida do que o fermento em pó, por isso, é recomendado utilizar em receitas de biscoitos por demorarem menos para ficarem prontos no forno.  “O bicarbonato de sódio é um ingrediente alcalino, que para ser ativado precisa de umidade e um componente ácido para causar reação química. Pode ser misturado com o vinagre, por exemplo, para liberar o gás, mas também pode ser usado com soro de leite coalhado, creme de leite, suco de limão, iogurte, melaço de cana, cacau 100% e até mesmo o mel para a reação química”, afirma a especialista.

Dica de especialista

A nutricionista dá uma dica para deixar sua receita mais bonita. “Se seu bolo de chocolate ficar ‘pálido’, utilize tanto o bicarbonato quanto o fermento em pó, porque o bicarbonato em contato com o cacau, causa uma reação química que o deixa mais escuro, enquanto o fermento é o responsável pelo crescimento do bolo. Mas muito cuidado, não exagere na quantidade! Uma colher de chá de bicarbonato já dá conta do recado”, avisa. Mãos à massa!