Dicas

Por que o bolo sola? Descubra os motivos e saiba como evitar

Abrir o forno várias vezes enquanto o bolo assa e economizar no fermento estão entre os deslizes da receita

Da Redação

Solou? Veja dicas para o bolo perfeito
Solou? Veja dicas para o bolo perfeito
Unsplash/Reprodução

Quem nunca tentou fazer um bolo fofo, bonito e saboroso para acompanhar um café em casa? Acontece que nem sempre o resultado sai como o esperado e, às vezes, o doce desanda, sai do forno com a parte do meio funda, um lado maior do que o outro ou com a massa rachando. 

Se você já passou por isso, saiba que o efeito bolo solado pode acontecer por uma série de fatores. Um deles é deixar de seguir a receita à risca e errar na dosagem dos ingredientes, principalmente quando se adiciona muito líquido. Outro passo que pode influenciar é colocar pouco fermento na mistura ou ter problemas com a temperatura do forno, que não pode ser muito baixa. 

Para os ansiosos pelo resultado, saiba que abrir o forno a cada minuto também não ajuda em nada na produção, pelo contrário: ao fazer isso, o processo de expansão do ar na mistura é interrompido, atrapalhando o crescimento do bolo e podendo deixá-lo enrijecido. 

No mais, vale ficar atento à qualidade da forma, se ela está em bom estado e se a prateleira do forno não está desnivelada. 

O ideal é seguir corretamente o modo de preparo da receita, mexer bem a massa, mas não de forma excessiva. Certifique-se de que os ingredientes utilizados estão dentro da validade e procure usar tudo em temperatura ambiente, retirando os produtos da geladeira alguns minutos antes de utilizar. Anotado?