Dicas

Por que é errado guardar vinagre embaixo da pia? Nutricionista explica

Quando mal armazenado, o produto ganha aspecto de areia que, na verdade, são bactérias

Bruna Berti

Vinagre deve ser mantido refrigerado
Vinagre deve ser mantido refrigerado
Envato Elements

O vinagre é um tempero e antimicrobiano muito comum na cozinha dos brasileiros, produzido a partir da transformação do álcool - seja da cana-de-açúcar, frutas ou outros tipos - em ácido acético. Apesar da popularidade, as pessoas ainda ficam em dúvida em como armazenar este alimento, sendo, inclusive, guardado de forma errada na maioria das vezes: embaixo da pia. 

Mas por que não se deve guardá-lo desta maneira? A nutricionista Marina Politi, da Clínica Horaios, explica que a temperatura ambiente auxilia na proliferação de microrganismos, fazendo com que o vinagre estrague pouco tempo após aberto. "Quando guardamos da forma errada, o vinagre ganha um aspecto de areia que, na verdade, são bactérias. O consumo destes micróbios pode causar náuseas, vômitos e até diarreia”, explica.

A especialista ainda explica que a maneira mais adequada de armazená-lo após aberto é tampado e sob refrigeração. Se ainda estiver fechado, o ideal é mantê-lo em local limpo, arejado e livre de umidade e calor. Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), é obrigatório que os alimentos informem em seus rótulos a maneira correta de armazenamento antes e após aberto, inclusive do vinagre. Apesar de a maioria das marcas seguir a orientação, muitas pessoas ainda não se atentam às instruções, perdendo alimentos antes do prazo indicado nas embalagens. 

Indispensável no preparo de diversas receitas, o vinagre também pode ser utilizado de outras formas, graças às suas características antissépticas e alto teor ácido. Conheça algumas delas:

Material de limpeza: auxilia na eliminação de mofos e manchas, principalmente em potes de alimentos. Também é um forte aliado para eliminar cheiros fortes, como de xixi de animais de estimação.

Higienizador de alimentos: pode ser usada para limpeza de verduras e legumes, deixando-os de molho em mistura de água e vinagre por aproximadamente 15 minutos.

Medicação: Hipócrates, considerado por muitos o “pai da medicina”, já aconselhava o uso do vinagre como solução antisséptica para feridas e tratamento de outras doenças e, por muitos anos, seu uso era mais comum como remédio, devido suas propriedades antifúngicas e antibacterianas. Até hoje, o item ainda é utilizado por algumas pessoas para controle de caspas e acnes, em soluções aplicadas diretamente no couro cabeludo e na pele.

Limpeza de metais: sua solução ácida auxilia na limpeza de metais e alumínios, retirando o aspecto preto, como em panelas de inox e alumínio.

Desengordurante: pingar algumas gotas de vinagre sob a gordura em panelas, assadeiras e frigideiras e retirar com auxílio de um pano úmido pode ser a solução para desengordurar recipientes.

Conservante: se utilizado de forma correta, o vinagre pode auxiliar na conservação de alimentos.

 

Tipos de vinagre e seus benefícios:

Vinagre de álcool

Produzido a partir da fermentação de álcool de malte, milho ou da cana-de-açúcar. Esta variedade de vinagre tem coloração transparente e é muito indicado para realizar higienização de frutas e legumes, neutralizar cheiros, e retirar mofo, por conta da sua alta capacidade antimicrobiana. Além disso, o item também pode ser utilizado para temperar carnes e saladas. 

Vinagre de fruta

A opção pode ser produzida a partir de maçã, kiwi, framboesa, maracujá ou uva, sendo mais comum a primeira opção. Rico em antioxidantes e vitamina C, são ótimos para auxiliar com a manutenção da saúde do coração e da pele, tal como na digestão.

O vinagre de maçã também pode ser um aliado para a perda de peso, por conta da composição rica em ácidos e compostos polifenólicos que auxiliam na absorção de carboidratos e eliminação de gordura. Além disso, a pectina, fibra proveniente das frutas, também promove saciedade e diminui a fome.

Vinagre balsâmico

Com a coloração mais escura e maior densidade, esta opção é produzida a partir da uva e tem sabor levemente agridoce, que o torna ideal para temperar saladas, carnes e peixes. Entre seus benefícios, o auxílio no controle de colesterol, prevenção de doenças cardiovasculares e envelhecimento precoce. 

 

Vinagre de arroz

Esta variedade é a com menor quantidade de sódio entre todas as opções, o que permite ser consumido por pessoas hipertensas com um pouco mais de frequência que os demais. Rico em antioxidantes, auxilia no melhor funcionamento do organismo de forma geral.

Apesar de oferecer múltiplos benefícios para a saúde, é importante lembrar que a ingestão de qualquer um dos tipos de vinagre em grandes quantidades ou períodos muito longos pode se tornar prejudicial, causando náuseas, vômitos, dificuldade de digestão, perda óssea e até danificar a esmaltação dos dentes.