Dicas

O que fazer quando a imunidade está baixa? Esses 5 alimentos podem ajudar

Alho, ovos, nozes e outros alimentos estão na lista da endocrinologista para turbinar a imunidade; confira a lista:

Da redação, com The Chef

Manter a imunidade em alta é o desejo de todos, e uma boa alimentação – além dormir bem, beber água e praticar exercícios físicos frequentemente – pode contribuir (e muito!) nesta missão. Convidada do The Chef com Edu Guedes, a endocrinologista Paula Pires indica os 5 alimentos a seguir para aumentar as defesas do organismo, confira:

Alho 


Segundo Paula, alguns estudos mostram que consumir de 3 a 6 dentes de alho, quando se está resfriado, pode ajudar no combate à doença. “Ele vai deixar a gripe mais leve e fazê-la durar menos tempo”, diz. O alho, segundo a médica, tem atividade antimicrobiana e antioxidante. “Não tem que usar todo dia e pelo resto da vida, mas vale, principalmente, quando se está gripado”. O consumo, de acordo com ela, pode ser cru ou cozido. “Eu gosto muito no forno, com legumes. Aí, ele até perde um pouco daquele sabor forte e a gente consegue comer melhor”. 

Ovos e nozes


Esses dois estão na lista por causa do Zinco, que ajuda o sistema imunológico na hora de expulsar uma bactéria ou vírus do organismo. “Ele [o Zinco] está presente em vários alimentos, principalmente nos de origem animal, como ovos, carnes e frutos do mar”, explica. “Já as nozes são as oleaginosas que mais contém este mineral.” 

Frutas cítricas


Laranja, acerola, limão e outras. As frutas cítricas estão na lista por causa da famosa vitamina C. A endocrinologista indica de 1 grama a 2 gramas por dia e faz um alerta: “Mais que isso, e a longo prazo, pode levar ao cálculo renal”. 

Além das frutas cítricas, o mamão também tem vitamina C e ainda auxilia no funcionamento intestinal. “Quem tem problema no intestino pode ter alteração na imunidade. Então, meu conselho é melhorar o intestino – por isso a indicação do melão –, uma vez que a maioria das células do sistema imunológico estão presentes nele”, explica a endócrino.

Iogurte com aveia


O iogurte está aqui para representar os alimentos probióticos, como o leite fermentado, o iogurte, etc. Segundo a médica, eles são importantes uma vez que atuam direto no intestino (assim como o mamão), órgão onde estão localizadas bactérias boas, as quais dão suporte ao sistema imunológico, fazendo a defesa. “Para termos cada vez mais bactérias boas, a gente precisa alimentar essas bactérias com probióticos”, explica. Além do iogurte, aveia e banana estão na lista.  

Canja de galinha 


A canja de galinha, de acordo com Paula, é um alimento completo. Além de ser um confort food, tem muito líquido, contribuindo na hidratação. O frango possui Zinco (mineral excelente para o sistema imunológico), a cenoura é rica em vitamina A, enquanto cebola e alho, em vitamina C – principal antioxidante.