Dicas

Medovik: bolo russo feito com mel é um dos melhores doces do mundo, segundo guia

Inusitada, saborosa e equilibrada, a guloseima "diferentona" pode ser feita em casa; saiba as dicas do chef Lucas Corazza

Da Redação

Pense num bolo onde a massa fofinha é substituída por finas camadas de biscoito com infusão de mel — entre elas, um creme azedo delicioso e equilibrado. Este é o Medovik, um bolo típico da Rússia que foi considerado um dos melhores do mundo!

O título é dado pelo TasteAtlas, guia gastrônomico que nossos leitores já conhecem, mas em qualquer canto do mundo você encontra um apreciador dessa guloseima diferentona. No Rio de Janeiro, por exemplo, existe uma doceria que só faz versões do delicioso bolo russo! 

Claro que o Band Receitas não ficaria de fora dessa. O chef Lucas Corazza deixou o estúdio do Melhor da Tarde todo perfumado com esse quitute pouco conhecido, mas muito amado. Até a Catia Fonseca quis a receita para fazer em casa!

O processo é um pouco demorado porque cada fatia de biscoito deve ser assada individualmente, com cuidado e aquele carinho que a confeitaria exige. Seguindo o passo a passo, sai tão lindo quanto o da foto e você ainda pode rechear como quiser! Que tal?

Ingredientes

Massa

  • 200 grama(s) de mel
  • 200 grama(s) de açúcar refinado
  • 60 grama(s) de manteiga sem sal
  • 15 grama(s) de bicabornato de sódio
  • 10 unidade(s) de gema
  • 700 grama(s) de farinha de trigo

Recheio de doce de leite

  • 250 grama(s) de manteiga em textura macia
  • 450 grama(s) de doce de leite
  • 1 colher(es) de café de sal

Recheio de creme azedo (segunda opção)

  • 800 g de iogurte tipo “grego” 
  • Suco de 2 limões tahiti 
  • 6 colheres de sobremesa de mel

Modo de preparo

Massa: Em uma panela leve ao fogo médio o mel, o açúcar e a manteiga. Mexa constantemente com um batedor até que fique homogêneo. Quando começar a ferver, pare de mexer e deixe ferver por 2 a 4 min. Diminua o fogo para o mínimo e, se necessário, mexa com o batedor para ficar homogêneo. Adicione o bicarbonato e misture.

O preparo vai borbulhar e até mudar de cor. Assim que acontecer, remova do fogo. Troque de recipiente para o bowl da batedeira e deixe esfriar até ficar morno. Com o globo na batedeira, adicione as gemas, sempre batendo. Remova o globo e coloque a raquete. Adicione 3/4 da farinha. Misture. Adicione o restante.

Cubra com filme plástico e leve à geladeira por 1 hora. Divida a massa em 12 a 14 pedaços e depois, com um rolo, abra para cortar discos de 20 cms finos. Guarde as aparas para assar também e quebrar para fazer uma farofa que vai servir de decoração.

Transfira para uma assadeira e faça furos com o garfo. Passe por 5 a 10 min a 170°C, mas não deixe dourar. Enquanto uma camada assa, repita o processo até assar todas. Deixe esfriar por completo antes de usar.

Recheio de doce de leite: coloque a manteiga numa batedeira e bata com o globo por alguns minutos até ficar leve e aerada. Adicione o doce de leite e continue batendo por mais uns 5 minutos, até ficar homogêneo e leve.

Creme azedo (opcional): Misture todos os ingredientes. Coloque em uma peneira com um pano para drenar por 5h ou até ficar mais firme. 

Montagem: Coloque um disco sobre o prato e espalhe 2 a 3 colheres de sopa do recheio. Deixe descansar por um ou dois minutos na geladeira antes de colocar a segunda camada e repetir o processo até montar por completo o bolo. Cubra com o recheio restante e decore com a farofa feita das aparas.